Monday, May 25, 2009

Humor Capitalista do Dia

.
CAPITALISMO IDEOLÓGICO:
.
Tens duas vacas. Vendes uma e com esse dinheiro compras um touro para fazer vaquinhas. Elas reproduzem-se, a exploração é multiplicada e a economia cresce. Depois, vendes a manada e aposentas-te, rico!
.
CAPITALISMO BRASILEIRO
.
Tu tens duas vacas.
E reclamas porque a manada não cresce...
.
CAPITALISMO BRITÂNICO
.
Tens duas vacas. Ambas são loucas, mas a família real mantém a fleuma e as aparências perante a imprensa.
.
CAPITALISMO ALEMÃO
.
Tens duas vacas. Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa. Mas o que tu querias mesmo era criar porcos.
.
CAPITALISMO FRANCÊS
.
Tens duas vacas. E entras em greve porque queres ter três.
.
CAPITALISMO SUIÇO
.
Tu tens quinhentas vacas, mas nenhuma é tua.
Tu cobras para guardares as vacas dos outros.
.
CAPITALISMO RUSSO:
.
Tens duas vacas. Conta-las e vês que tens cinco. Contas de novo e vês que agora já tens quarenta e duas. Contas de novo e afinal apenas tens doze vacas. Paras de contar e abres outra garrafa de vodka.
.
CAPITALISMO JAPONÊS
.
Tens duas vacas. Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam vinte vezes mais leite. Depois crias desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e vende-los para o mundo inteiro.
.
CAPITALISMO ESPANHOL
.
Tu tens muito orgulho de ter duas vacas.
.
CAPITALISMO HINDU
.
Tu tens duas vacas.
Ai de quem tocar nelas.
.
CAPITALISMO AMERICANO
.
Tens duas vacas. Vendes três para a tua companhia de capital aberto usando garantias de crédito emitidas pelo teu cunhado. Depois fazes uma troca de dívidas por acções através de uma oferta geral associada, de modo a conseguires todas as quatro vacas de volta, com isenção fiscal para cinco vacas. Os direitos do leite das seis vacas são transferidos para uma companhia nas Ilhas Cayman, da qual o sócio minoritário é secretamente o dono. Ele vende os direitos das sete vacas novamente para a tua companhia. O relatório anual diz que a companhia possui oito vacas, com uma opção sobre mais uma. Tu vendes uma vaca para comprares um novo presidente dos Estados Unidos e ficas com nove vacas. Ninguém fornece um balanço das operações e o público compra o esterco.
.
CAPITALISMO ITALIANO
.
Tens duas vacas. Uma delas é a tua mulher, a outra é a tua sogra, "maledetto"!!!
.
CAPITALISMO PORTUGUÊS
.
Tu tens duas vacas.
Foram compradas através do Fundo Social Europeu.
O governo cria o IVVA - Imposto do Valor Vacal Acrescentado.
Tu vendes uma vaca para pagar o imposto.
Um fiscal vem e multa-te, porque embora tu tenhas pago correctamente o IVVA, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo das vacas reais.
O Ministério das Finanças, por meio de dados também presumidos do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro e botões, presume que tu tenhas 200 vacas.
Para te livrares do sarilho, tu dás a vaca que resta ao inspector das finanças para que ele feche os olhos e dê um jeitinho...
(...)
Ao fim de algum tempo, candidatas-te a um fundo comunitário para comprar uma ordenha mecanizada. A seguir pedes um empréstimo e gasta-lo em duas vacas e num Ferrari. Se as vacas dão muito leite pedes um subsídio porque não tens onde o armazenar. Se dão pouco leite pedes um subsídio porque não tens outro meio de subsistência. O governo fica-te com o fundo e os subsídios, e o banco com as duas vacas e o Ferrari.
(...)
Vais-te queixar à TVI. O banco pede apoio ao governo, o governo nacionaliza o banco, nega tudo e dá-te um copo de leite.
.
- A. D.
.

No comments: