Thursday, June 12, 2008

Pensamento do Dia


A Emancipação


É difícil lutar quando amamos o inimigo. Quando pensamos que à sua maneira talvez ele nos ame também, quando percebemos que incompreensivelmente, duma forma chocante, não nos compreende, quando sabemos que isso é irremediável…

Ora bolas para o amor que se tem para um objecto. Uma pessoa não é uma coisa, poça! Moldam-se plasticinas, vestem-se e despem-se bonecas que se adoram, fazem-se e desfazem-se construções a nosso bel-prazer… Um ser humano não existe para ser moldado. Um ser humano não é um boneco. Não é o que outros foram, nem o que gostariam de ter sido. Não ao ser-humano-objecto!

Mas onde bate o ponto é que nem sempre os lados combatem com as mesmas armas: uma flor contra uma metralhadora! Por isso há mais um inimigo, nós mesmos.

Deus e o diabo, o bem e o mal, a flor e a metralhadora, são valores, não princípios. O verdadeiro princípio é o da liberdade. E só se conquista, ganhando a batalha. Com uma flor na mão, mas com uma metralhadora na outra. Quiçá assim pudéssemos, num dia longínquo, banir as metralhadoras… Mas acima de tudo só assim se poderá escolher entre a flor e a metralhadora. Escolher entre a vida e a morte, arriscando a vida, mas sem oferecer a outra face, deixando-nos assim amordaçar como uns estúpidos…

- C@nd.

No comments: