Monday, June 2, 2008

Conto Pedagógico do Dia


Prioridades


Com uma voz tímida e com os olhos admirados, o pequeno rapaz pergunta ao seu pai que chegou do trabalho:

- Papá, quanto ganhas tu à hora?

Muito surpreso, o pai atira um olhar ao seu filho e responde:

- Ouve, meu filho, nem a tua mãe, se calhar, sabe. Deixa-me um pouco tranquilo. Tive um dia esgotante, estou cansado.

- Anda, Papá, diz-me. Quanto ganhas tu numa hora de trabalho?

Finalmente, o pai responde duramente:

- Cerca de 40 Euros à hora, os nossos amigos americanos diriam 50 dólares.

- Papá, podes emprestar-me 20 Euros? - pergunta a criança.

Mostrando a sua fadiga e o seu nervoso, o pai zanga-se:

- Era por isso que querias saber quanto ganho à hora? Para te emprestar dinheiro! Anda, vai dormir e pára de me enervar!

À noite, o pai repensou no que tinha dito ao seu filho. Será que ele queria comprar qualquer coisa de importante para ele, ou para dar um presente à mãe? (...) Para estar em paz com a sua consciência, ele vai ao quarto do seu filho.

- Já dormes, filho?

- Não papá, porquê?

- Tens aqui o dinheiro que me pediste - diz o pai.

- Obrigado, oh obrigado papá! - O rapaz põe a sua mão debaixo da almofada e tira 20 Euros. - Agora, já tenho o dinheiro suficiente! Agora tenho 40 Euros!!!

O pai olha para o filho, admirado, e não compreende a sua alegria.

- Papá, podes vender-me uma hora do teu tempo?

- A. D.

No comments: