Thursday, October 16, 2014

Dúvida da Semana

A Clonagem

Não sei exactamente porquê, mas associo, talvez inconscientemente, a clonagem a um processo muito mal controlado cientificamente. Como a minha formação é essencialmente técnica, vejo estes passos incertos dados no desconhecido, como os dos meus filhos, que quando pequeninos, se aventuravam, alheios ao perigo, a tentar atravessar uma rua na hora de ponta. É certo que o cientista é como uma criança grande. A sua capacidade de se deixar deslumbrar com a novidade, motor do próprio conhecimento, pode tornar-se no seu maior adversário.
É nisto que se distingue a ciência da sabedoria. Aquela não passa de um pequeno subconjunto desta.
Não quero com isto ter a pretensão (longe de mim) de ser sábio ou sequer cientista. Sou um humilde pensador, como todos nós.
Mas a experiência ensina que nos devemos interrogar seriamente sobre as consequências dos nossos actos, para que as "bombas atómicas" não nos caiam em cima e nos auto-destruamos.
Isso sim, sempre soubemos fazer muito bem. Subscrevo a afirmação de que o Homem encerra em si mesmo a semente da sua própria destruição.
O conhecimento científico tem de estar ao serviço da Humanidade. De que serve muito saber, se o legado não for sustentavelmente transmitido às novas gerações, para que estas saibam mais ainda?
Ainda que o saber fosse a única coisa interessante à face da Terra...


- 15 de Novembro de 2007, 18:34.

No comments: