Friday, July 18, 2008

Pensamento do Dia


O Espírito


O espírito humano é um microcosmo, não de um mundo tal qual é, mas do mundo tal qual foi. É comparável, na sua estrutura, às camadas geológicas. Os sentimentos a que somos propensos são os que eram apropriados aos nossos antepassados nas diferentes fases do seu desenvolvimento.

Como todos hoje sabem, é difícil avaliar em que medida os sentimentos ditam as crenças, e enquanto os sentimentos permanecem inconscientes, não se pode eficazmente atacar os obstáculos que eles levantam ao exercício da razão.

O espírito humano, como o corpo humano, é produto de duas séries de factores: os que são congénitos e os que derivam da influência do meio. No que diz respeito ao corpo, os primeiros têm sempre preponderância sobre os segundos. Nenhuma educação, nenhum regime de alimentação, conseguirão transformar um homem num hipopótamo.

Mas quanto ao espírito, a influência do meio predomina sobre os factores congénitos. Isto nada tem de surpreendente, pois o factor congénito mais importante que distingue o homem do animal é precisamente a sua aptidão para aprender com a experiência, isto é, para ser influenciado pelo meio.

– Bertrand Russell.

No comments: