Somos grandes tolos. “Passou a sua vida na ociosidade”, dizemos; “Nada fiz hoje.” O quê, mas não viveste? Viver não é só uma ocupação fundamental, mas também a mais nobre de todas… O nosso dever é compor o nosso carácter; não é compor livros, não é vencer batalhas ou províncias, mas conquistar a ordem e a tranquilidade na nossa conduta. A nossa grande e gloriosa obra-prima é viver adequadamente. – Michel de Montaigne
Bem-Vindo
Thursday, January 31, 2008
Momento Pessimista do Dia
Insisto na infelicidade natural da nossa condição, fraca e imortal, e tão mísera que nada pode consolar-nos quando nela pensamos de perto. – Pascal, em “Lugar Comum do Pessimismo Clássico”.
Manifesto do Dia
Manifesto à Dureza
- Porque és tão duro? – perguntou certo dia ao diamante o carvão de lenha – não somos nós parentes, e bem chegados?
- Porque sois tão moles? Oh meus irmãos, pergunto-vos eu: não sois, então, irmãos meus? Porque sois tão moles, tão vacilantes, tão brandos? Porque é que há tanta renúncia, tanta abnegação no vosso coração? E tão pouca firmeza no vosso olhar?
E, se não pretendeis talhar o vosso próprio destino, ser inexoráveis: como podereis então vencer um dia, como eu hei-de vencer?
E, se não cultivardes uma dureza fulgurante, cortante, incisiva: como podereis um dia criar como eu crio?
Porque os criadores são sempre duros. E é para eles uma beatitude moldar os séculos com as suas mãos, como se fossem cera mole: escrever na vontade dos milénios, como quem escreve no bronze, ou numa matéria ainda mais dura que o bronze, ainda mais nobre do que o bronze. Porque o mais duro é o mais nobre.
Oh meus irmãos, ensino-vos este mandamento novo: SEDE DUROS!
- Friderich Nietzche
Instrução do Dia
Para nos desembaraçarmos de uma tentação, não há nada como ceder-lhe. - Óscar Wilde
Definição Anarco-Lapaliciana do Dia
O impasse advém de duas circunstâncias que se intersectam: Diferenças nos conceitos, sob qualquer perspectiva, e colisão das opiniões sobre eles formadas. - C@nd.
Provérbio do Dia
Não gosta do doce quem não prova o amargo. — Dulcia non novit qui non gustavit amara.
Wednesday, January 30, 2008
Frase do Dia
Conservar a serenidade numa causa perdida e, no entanto, justa, não parece obra fácil. Mas é precisamente nesses casos que a serenidade se torna mais necessária. – Friederich Nietzche
Interrogação do Dia
Se todos os caminhos vão dar a Roma, porque é que ninguém ainda atropelou o papa? – A. D.
Falácia do Dia
Se queres saber quem sou também eu queria. Sou neto da minha avó e sobrinho da minha tia. – A. D.
Instrução do Dia
Se verdadeiramente vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la a todo o custo. - G. K. Chesterton, escritor britânico
Definição do Dia
A liderança é atenção redobrada, arte e detalhes imaginativos. – F. Scott Fitzgerald
Tuesday, January 29, 2008
Frase do Dia
Corolário de Murphy do Dia
Instrução Psicológica do Dia
Definição do Dia
Monday, January 28, 2008
Frase do Dia
Saturday, January 26, 2008
Definição Anarquista do Dia
Snob é todo aquele que invejamos em alguma coisa… quanto mais não seja, no poder que tem de conseguir que lhes prestemos atenção. – C@nd.
Humor Machista do Dia
A mulher perfeita faz literatura tal como faz às vezes um pecado pequeno: de passagem, para experimentar, voltando a cabeça para ver se está alguém a reparar nela, e para que reparem nela. - Friederich Nietzche
Friday, January 25, 2008
Frase do Dia
O poder da determinação e da confiança é terrível, mesmo perante forças externas sem remorsos ou tendências auto-limitadoras dentro de cada um de nós. – Allan Gurganus, “Blessed Assurance”.
Pensamento do Dia
Sobre a Contradição Ideológica Inerente à Teoria da Luta de Classes
Acredito que o espírito profundo da ciência é materialista: mas justamente eis que a apresentam como analítica e burguesa. Logo, as posições estão invertidas, e vejo claramente duas classes em luta: uma, a burguesia, é materialista, o seu modo de pensar é a análise, a sua ideologia é a ciência; a outra, o proletariado, é idealista, o seu método de pensar é a síntese, a sua ideologia é a dialéctica. E como há luta entre as classes, deve haver incompatibilidade entre as ideologias. Mas de maneira nenhuma! Parece que a dialéctica coroa a ciência e explora os seus resultados; parece que a burguesia, utilizando a análise e consequentemente reduzindo o superior ao inferior, é idealista, ao passo que o proletariado (que pensa por síntese e que é conduzido pelo ideal revolucionário), mesmo quando afirma a irredutiilidade duma síntese aos seus elementos, é materialista… Quem poderá compreender isto? (…)
Uma ideia surge porque é necessária para a realização de uma nova tarefa. Quer dizer que a tarefa, antes mesmo de ser realizada, “apela” para a ideia que “facilitará” a sua realização. A ideia é postulada, suscitada por um vazio que vem preencher. Esta acção de futuro, esta necessidade que se confunde com a finalidade, este poder organizado, mobilizador e transformador da ideia, conduz-nos, evidentemente, para o terreno da dialéctica Hegeliana. (…)
É certo que o materialismo é actualmente a filosofia do proletariado, na medida exacta em que o proletariado é revolucionário; esta doutrina austera e mentirosa trouxe as esperanças mais ardentes e mais puras; esta teoria que nega radicalmente a liberdade do homem tornou-se o instrumento da sua libertação mais radical. Isto significa que o seu conteúdo foi adequado à “mobilização e à organização” das forças revolucionárias; e também que há uma relação profunda entre a situação de uma classe oprimida e a expressão materialista dessa situação.
Na medida em que permite uma acção coerente, na medida em que exprime uma situação concreta, na medida em que milhões de homens encontraram nela uma esperança e a imagem da sua condição, o materialismo deve conter indubitavelmente verdades. As verdades que contém podem ser recobertas e afogadas pelo erro; pode acontecer que, para se preparar urgentemente, o pensamento revolucionário tenha esboçado para as ligar uma construção rápida e provisória: o que se chama, entre os costureiros, um alinhavo. Neste caso, há muito mais no materialismo do que aquilo que exige o revolucionário. Há muito menos também, pois esta reunião apressada e forçada das verdades impede-os de se organizarem entre si espontaneamente e de conquistar a sua verdadeira unidade.
O materialismo é incontestavelmente o ÚNICO MITO que convém às exigências revolucionárias; e o político não vai mais longe: O mito serve-lhe, adopta-o.
- Jean Paul Sartre
Instrução Psicológica do Dia
Queres conquistar a simpatia de uma mulher? Finge-te diante dela embaraçado. - Friederich Nietzche
Definição Determinista do Dia
O acaso não é, e não pode ser, senão a causa ignorada de um feito desconhecido. – Voltaire.
Momento Sociológico do Dia
A hostilidade para fora de um grupo é o acompanhamento natural da lealdade para dentro desse grupo. Quanto mais ardentemente o homem disser “nós”, tanto mais friamente dirá “eles”, Da força individual que cada um retira do grupo nasce a debilidade do ódio “tribal”, isto é, a intolerância. – R. Wolff
Thursday, January 24, 2008
Frase do Dia
O realismo conduz com demasiada facilidade à resignação, ao adiamento, ou mesmo à passividade e à derrota. É óbvio que a nossa vontade deve exceder sempre a nossa compreensão. – Joseph L. Badaracco, Jr.
Manifesto do Dia
ULTIMATUM FUTURISTA
ÀS GERAÇÕES PORTUGUESAS DO SÉC. XXI
Mandem descascar batatas simbólicas a quem disser que não há tempo para a criação!
Transformem em bonecos de palha todos os pessimistas e desiludidos!
Despejem caixotes de lixo à porta dos que sofrem da impotência de criar!
Rejeitem o sentimento de insuficiência da nossa época!
Cultivem o amor do perigo, o hábito da energia e da ousadia!
Virem contra a parede todos os alcoviteiros e invejosos do dinamismo!
Declarem guerra aos rotineiros e aos cultores do hipnotismo!
Livrem-se da choldra provinciana e da safardanagem intelectual!
Defendam a fé da profissão contra atmosferas de tédio ou qualquer resignação!
Façam com que educar não signifique burocratizar!
Sujeitem a operação cirúrgica todos os reumatismos espirituais!
Mandem para a sucata todas as ideias e opiniões fixas!
Mostrem que a geração portuguesa do século XXI dispõe de toda a força criadora e construtiva!
Atirem-se independentes prá sublime brutalidade da vida!
Dispensem todas as teorias passadistas!
Criem o espírito de aventura e matem todos os sentimentos passivos!
Desencadeiem uma guerra sem tréguas contra todos os "botas de elástico"!
Coloquem as vossas vidas sob a influência de astros divertidos!
Desafiem e desrespeitem todos os astros sérios deste mundo!
Incendeiem os vossos cérebros com um projecto futurista!
Criem a vossa experiência e sereis os maiores!
Morram todos os derrotismos! Morram! PIM!
José de Almada Negreiros
Instrução do Dia
Se não conseguimos dormir, mais vale levantarmo-nos e fazer qualquer coisa. O que nos consome é a preocupação, não a falta de sono. - Dale Carnegie
Tuesday, January 22, 2008
Definição do Dia
A essência da ciência é simplesmente a recusa em acreditar na base da simples esperança.- Barrington Moore
Frase do Dia
Raramente cometemos uma só imprudência. Quando cometemos a primeira, exageramos sempre, e somos assim levados a cometer a segunda. É então que vemos que ainda falta qualquer coisa… - Friederich Nietzche
Friday, January 18, 2008
Pensamento Sociológico do Dia
Estão profundamente enganados (…) os filósofos que supõem ser a herança social um fardo que se deve descarregar, um feitiço de que cumpre despertar. Sem a herança, o indivíduo é exactamente nada – nenhum núcleo organizado de personalidade possui, onde possa penetrar a cultura em que vive. O radical mais violento constitui um mero reflexo da sociedade que combate. Todos nós, por conseguinte, estamos natural, irremediável e beneficamente ligados aos grupos sociais onde nos localizamos e vivemos.
- Robert Wolff
Definição do Dia
O verme encolhe-se quando é pisado, atitude essa que é muito prudente: diminuem assim as probabilidades de ser novamente pisado. Na linguagem da moral: a humildade… - Friederich Nietzche
Thursday, January 17, 2008
Frase do Dia
Quando as opções de tratamento são limitadas, não há necessidade de se fazer um diagnóstico muito complexo. Uma avaliação demasiado sofisticada é excessiva. – Michael Hammer
Argumento Feminista do Dia
Os galos podem cantar, mas é a galinha que põe o ovo. – Margaret Thatcher
Instrução Anarquista do Dia
Será que nós, os imoralistas, fazemos mal à virtude? Tão pouco como os anarquistas aos príncipes. Quanto mais os sacodem, mais eles se agarram aos tronos. Moral: devemos sacudir a moral. – Friederich Nietzche
Definição e Interrogações do Dia
O carácter é o grande motor que motiva o desempenho: Quais são os os sonhos e aspirações das pessoas em quem confio? Quão flexíveis são os seus códigos morais? Estarão preparadas para assumir responsabilidades? São capazes de combinar habilmente princípios com pragmatismo? Utilizam o pensamento e a reflexão em assuntos difíceis antes de fazerem um juízo? – Joseph L. Badaracco, Jr.
Wednesday, January 16, 2008
Frase do Dia
Existem três coisas reais: Deus, a Loucura Humana e o Riso. As duas primeiras estão para lá da nossa compreensão, por isso temos de fazer o que pudermos com a terceira. – A. D.
Instrução do Dia
Temos de aprender que aquilo que melhor podemos fazer para a libertação dos outros é o que fizermos de mais libertador para nós próprios. – Chantal Bosseur
Tuesday, January 15, 2008
Frase do Dia
Se um líder não se interessar pelos pormenores, os seus seguidores também não o farão. – F. Scott Fitzegerald
Instrução do Dia
Monday, January 14, 2008
Frase do Dia
Poema do Dia
O Guardador de Rebanhos - Tomo V
Há metafísica bastante em não pensar em nada.
O que penso eu do mundo?
Sei lá o que penso do mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso.
Que ideia tenho eu das cousas?
Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
E sobre a criação do Mundo?
Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas).
O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.
Quem está ao sol e fecha os olhos,
Começa a não saber o que é o sol
E a pensar muitas cousas cheias de calor.
Mas abre os olhos e vê o sol,
E já não pode pensar em nada,
Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos
De todos os filósofos e de todos os poetas.
A luz do sol não sabe o que faz
E por isso não erra e é comum e boa.
Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?
A de serem verdes e copadas e de terem ramos
E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,
A nós, que não sabemos dar por elas.
Mas que melhor metafísica que a delas,
Que é a de não saber para que vivem
Nem saber que o não sabem?
«Constituição íntima das cousas»...
«Sentido íntimo do Universo»...
Tudo isto é falso, tudo isto não quer dizer nada.
É incrível que se possa pensar em cousas dessas.
É como pensar em razões e fins
Um vago ouro lustroso vai perdendo escuridão.
Pensar no sentido íntimo das cousas
É acrescentado, como pensar na saúde
Ou levar um copo à água das fontes.
O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!
(Isto é talvez ridículo aos ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende quem fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)
Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque, se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.
E por isso eu obedeço-lhe,
(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?),
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê,
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora.
- Alberto Caeiro (O Guardador de Rebanhos, Tomo V)
Definição do Dia
Um bom código moral tem raízes profundas nos valores da comunidade e nas vidas dos seus líderes. É sólido e flexível, crescendo e desenvolvendo-se com o tempo. Os seus ramos alcançam as alturas, reagem gentilmente às brisas passageiras e curvam-se às fortes tempestades. – Joseph L. Badaracco, Jr.
Momento Psicológico do Dia
Tornamo-nos psiquiatras para nos assegurarmos de que somos normais. – Sigmund Freud
Humor do Dia
O sucesso e o fracasso são ambos difíceis de resistir. A par do sucesso, surgem as drogas, o divórcio, a fornicação, as ameaças, as viagens, os remédios, as depressões, as neuroses e o fracasso. A par do fracasso, surge... o fracasso. – Joseph Heller
Provérbio do Dia
Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. — Feminarum furgiis deteguntur vera.
Friday, January 11, 2008
Frase do Dia
Se um homem começar com certezas, terminará com dúvidas; mas se se contentar em começar com dúvidas terminará com certezas. - Francis Bacon (1561-1626)
Instrução do Dia
Siga os três princípios de uma comunicação brilhante: O primeiro passo é reduzir a situação aos seus fundamentos. O passo seguinte é simplificar, explicar o elemento central, estratégico e essencial em poucas palavras e frases. O último passo é exagerar, isto é, encontrar um modo de afinar e dramatizar a mensagem – para que seja ouvida e considerada, apesar de todo o ruído de fundo – para que modifique a mente e o espírito da audiência. – Joseph L. Badaracco, Jr.
Corolário de Murphy do Dia
Lei da Relatividade: Cinco minutos demoram um minuto ou meia hora para passar, dependendo do lado que estás da porta trancada do WC. – Arthur Bloch
Provérbio do Dia
Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos. (Provérbio Escandinavo)
Thursday, January 10, 2008
Frase do Dia
Nos negócios a causalidade funciona no sentido inverso: o sucesso e o poder conferem carisma. – F. Scott Fitzgerald
Ironia do Dia
Os computadores facilitam a realização de um grande número de coisas, mas a quase totalidade das coisas cuja realização eles facilitam… não precisam de ser realizadas. – Andy Rooney
Instrução do Dia
Seja virtuoso e será feliz? Parvoíce! Seja feliz e começará a ser virtuoso. – Voltaire.
Definição do Dia
A dor é o mais poderoso auxiliar da mnemónica (…). Para algo ficar na memória deve ser gravado a fogo; só aquilo que não cessa de causar dor permanece. – Friederich Nietzche
Slogan Anarquista do Dia
Os mortos não têm o direito de descansar, porque a terra é para quem a trabalha. – An@rca Desconhecido
Wednesday, January 9, 2008
Frase do Dia
Na escola da guerra e da vida, o que não me mata torna-me mais forte. – Friederich Nietzche
Manifesto do Dia
Manifesto sobre a Tolerância
As autoridades em educação moral e psicológica vociferam contra a delinquência juvenil. Vociferam menos, porém, contra a orgulhosa apresentação, em palavras, actos e imagens de foguetes cada vez mais poderosos, mísseis, bombas – a delinquência adulta de toda uma civilização.
Definição do Dia
Liderança não é um posto ou privilégios, títulos ou dinheiro. Liderança é responsabilidade. – Peter Drucker
Provérbio do Dia
Trata bem a terra. Ela não te foi doada pelos teus pais. Foi-te emprestada pelos teus filhos. (Provérbio Queniano)
Tuesday, January 8, 2008
Frase do Dia
Por mais fundo que seja o buraco em que te encontres, sorri. Lembra-te que ainda não tens terra por cima. – A. D.
(frase excelente, gentilmente indicada pelo meu Grande amigo Pedro Fernandes, a quem agradeço e aproveito para saudar)
Poema do Dia
POEMA DO AUTOCARRO
Quantos biliões de homens! Quantos gritos
de pânico terror!
Quantos ventres aflitos!
Quantos milhões de litros
do movediço amor!
Quantos!
Quantas revoluções na cósmica viagem!
Quantos deuses erguidos! Quantos ídolos de barro!
Quantos!
até eu estar aqui nesta paragem
à espera do autocarro.
E aqui estou, realmente.
Aqui estou encharcado em sangue de inocente,
no sangue dos homens que matei,
no sangue dos impérios que fiz e que desfiz,
no sangue do que sei e que não sei,
no sangue do que quis e que não quis.
Sangue.
Sangue.
Sangue.
Sangue.
Amanhã, talvez nesta paragem de autocarro,
numa hora qualquer, H ou F ou G,
uns homens hão-de vir cheios de medo e sede
e me hão-de fuzilar aqui contra a parede,
e eu nem sequer perguntarei porquê.
Mas...
Não há mas.
Todos temos culpa, e a nossa culpa é mortal.
Mas eu só faço o bem, eu só desejo o bem,
o bem universal,
sem distinguir ninguém.
Todos temos culpa, e a nossa culpa é mortal.
Eles virão e eu morrerei sem lhes pedir socorro
e sem lhes perguntar porque maltratam.
Eu sei porque é que morro.
Eles é que não sabem porque matam.
Eles são pedras roladas no caos,
são ecos longínquos num búzio de sons.
Os homens nascem maus.
Nós é que havemos de fazê-los bons.
Procuro um rosto neste pequeno mundo do autocarro,
um rosto onde possa descansar os olhos olhando,
um rosto como um gesto suspenso
que me estivesse esperando.
Mas o rosto não existe. Existem caras,
caras triunfantes de vícios,
soberbamente ignaras
com desvergonhas dissimuladas nos interstícios.
O rosto não existe.
Procura-o.
Não existe.
Procura-o.
Procura-o como a garganta do emparedado
procura o ar;
como os dedos do afogado
buscam a tábua para se agarrar.
Não existe.
Vês aquele par sentado além ao fundo?
Vês?
Alheio a tudo quanto vai pelo mundo,
simboliza o amor.
Podia o céu ruir e a terra abrir-se,
uma chuva de lodo e sangue arrasar tudo
que eles continuariam a sorrir-se.
Não crês no amor?
?
Não ouves?
?
Não crês no amor?
Cala-te, estupor.
Tenho vergonha de existir.
Vergonha de aqui estar simplesmente pensando,
colaborando
sem resistir.
Disso, e do resto.
Vergonha de sorrir para quem detesto,
de responder pois é
quando não é.
Vergonha de me ofenderem,
vergonha de me explorarem,
vergonha de me enganarem,
de me comprarem,
de me venderem.
Homens que nunca vi anseiam por resolver o meu problema concreto.
Oferecem-me automóveis, frigoríficos, aparelhos de televisão.
É só estender a mão
e aceitar o prospecto.
A vida é bela. Eu é que devia ser banido,
expulso da sociedade para que a não prejudique.
Hã?
Um de quinze tostões. Campo de Ourique.
Máquina de fogo, 1961
- António Gedeão
Provérbio do Dia
Se te sentares a descansar à beira do caminho, vira-te de frente para a parte que te falta andar, de costas para a parte que já andaste. (Provérbio chinês)
Monday, January 7, 2008
Frase do Dia
Friday, January 4, 2008
Frase do Dia
É o equilíbrio da evidência e do lirismo o único que nos faculta ao mesmo tempo o acesso à emoção e à clareza. – Camus
Instrução do Dia
Não faças da tua vida um rascunho, pois podes não ter tempo de passá-lo a limpo. - A. Rossato
Comparação do Dia
Uma sociedade sem religião é como uma embarcação sem compasso. - Napoleão (08/15/1769 - 05/05/1821)
Thursday, January 3, 2008
Pensamento Sociológico do Dia
A influência da sociedade sobre o indivíduo é principalmente directa, formativa, apoiadora – na verdade indispensável. A criança que se torna homem fora do grupo social torna-se num animal, sem linguagem, conhecimentos, capacidade de raciocinar, ou mesmo de amar e odiar, como os outros homens. À medida que cresce, a criança interioriza os padrões de conduta e atitudes avaliadoras do círculo imediato de alunos, a que os sociólogos chamam de grupo primário. Quando rapaz, torna-se homem imitando os homens e, ao fazê-lo, modela-se irreversivelmente a essa imagem. O modo como fala e leva o corpo, reage ao prazer ou à dor, a maneira como se conduz com mulheres, velhos e crianças, bem como a economia psíquica interna das suas esperanças, temores e desejos mais profundos, tudo isso tem origem principalmente imitativa. Durante toda a vida o indivíduo procura a aprovação dos “outros significativos”, mostrando-se desejoso de aceitar até mesmo a morte, a violar os tabus aprendidos. Os padrões e julgamentos da sociedade ecoam dentro de si sob a forma de culpa e vergonha.
– Robert Wolff.
Versão Anarquista de Letra de Música do Dia
Uma gaivota voava, voava.
Filha da puta nunca mais se cansava.
- An@rca Desc.
Saudação do Ano
Cá estou mais uma vez após umas (merecidas, passe a imodéstia...) férias.
Um bom ano para todos.
Saudações Blóguicas,
Henrique Breda