Thursday, January 31, 2008

Manifesto do Dia

Manifesto à Dureza

- Porque és tão duro? – perguntou certo dia ao diamante o carvão de lenha – não somos nós parentes, e bem chegados?

- Porque sois tão moles? Oh meus irmãos, pergunto-vos eu: não sois, então, irmãos meus? Porque sois tão moles, tão vacilantes, tão brandos? Porque é que há tanta renúncia, tanta abnegação no vosso coração? E tão pouca firmeza no vosso olhar?

E, se não pretendeis talhar o vosso próprio destino, ser inexoráveis: como podereis então vencer um dia, como eu hei-de vencer?

E, se não cultivardes uma dureza fulgurante, cortante, incisiva: como podereis um dia criar como eu crio?

Porque os criadores são sempre duros. E é para eles uma beatitude moldar os séculos com as suas mãos, como se fossem cera mole: escrever na vontade dos milénios, como quem escreve no bronze, ou numa matéria ainda mais dura que o bronze, ainda mais nobre do que o bronze. Porque o mais duro é o mais nobre.

Oh meus irmãos, ensino-vos este mandamento novo: SEDE DUROS!

- Friderich Nietzche

No comments: