Wednesday, November 14, 2007

Poema do Dia

          CABELOS

      Oh vagas de cabelo esparsas longamente,
      Que sois o vasto espelho onde eu me vou mirar,
      E tendes o cristal dum lago refulgente
      E a rude escuridão dum largo e negro mar;

      Cabelos torrenciais daquela que m'enleva,
      Deixai-me mergulhar as mãos e os braços nus
      No barathro febril da vossa grande treva,
      Que tem cintilações e meigos seios de luz.

      Deixai-me navegar, morosamente, a remos,
      Quando ele estiver brando e livre de tufões,
      E, ao plácido luar, à vagas, marulhemos
      E enchamos de harmonia as amplas solidões.

      Deixai-me naufragar no cimo dos cachopos
      Ocultos nesse abismo ebânico e tão bom
      Como um licor rhenano a fermentar nos copos,
      Abismo que s'espraia em rendas de Alençon!

      E oh mágica mulher, oh minha Inigualável,
      Que tens o imenso bem de ter cabelos tais,
      E os pisas desdenhosa, altiva, imperturbável,
      Entre o rumor banal dos hymnos triunfais;

      Consente que eu aspire esse perfume raro,
      Que exalas da cabeça erguida com fulgor,
      Perfume que estontea um milionário avaro
      E faz morrer de febre um louco sonhador.

      Eu sei que tu possues balsamicos desejos,
      E vaes na direcção constante do querer,
      Mas ouço, ao ver-te andar, melodicos harpejos
      Que fazem mansamente amar e elanguescer.

      E a tua cabeleira, errante pelas costas,
      Supondo que te serve, em noites de verão,
      De flácido espaldar aonde te recostas
      Se sentes o abandono e a morna prostração.

      E ela há-de, ela há-de, um dia, em turbilhões insanos
      Nos rolos envolver-me e armar-me do vigor
      Que antigamente deu, nos circos dos romanos,
      Um óleo para ungir o corpo -- ao gladiador.

      ............................................
      ............................................

      Oh mantos de veludo esplêndido e sombrio,
      Na vossa vastidão posso talvez morrer!
      Mas vinde-me aquecer, que eu tenho muito frio
      E quero asfixiar-me em ondas de prazer.

Cesário Verde

No comments: