A AVALIAÇÃO MODERNA NO ENSINO
A.        Exercício:
6 + 7 =        18
 
 
B.        Análise:
- A grafia do número seis está absolutamente correcta;
 - O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;
 - O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
 - Quanto ao        resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1)        está correctamente        escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
 - O segundo algarismo        pode muito bem ser entendido como um três        escrito simetricamente -        repare-se na simetria, considerando-se um eixo        vertical!
 
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... a sua intenção era, portanto, boa.
 
C. Avaliação:
Do conjunto de        considerações tecidas nesta análise, podemos concluir        que:
- A atitude do        aluno foi positiva: ele tentou!
 - Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
 - Nos conceitos, só se enganou num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
 - Na verdade, o        aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para        a proposta de        resolução outros conceitos estudados - as simetrias...        - realçando as        conexões matemáticas que sempre coexistem em        qualquer exercício...
 
 
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
No comments:
Post a Comment