Monday, July 2, 2007

Instrução do Dia

Conselhos aos Quadros jovens cheios de futuro
---------------------------------------------

1 - Tenha sempre um ar absorvido e ligeiramente inquieto; só os imbecis, os subalternos e os americanos tem um ar descansado durante as horas de trabalho.

2 - Tenha sempre um ar apressado, corra nos corredores, mesmo que vá passear; você será classificado entre as pessoas dinâmicas, o que o põe no rol dos mais estimados.

3 - Reaprenda o mais depressa possível o que a sua mãe combateu durante a sua infância: bata as portas, agarre violentamente o telefone, discorde o mais possível, quando for necessário pareça irritado, etc.

4 - Nunca se desloque sem um porta-documentos bem cheio, é essencial. Se necessário encha-o com jornais velhos.

5 - A propósito de jornais, para a reputação recomenda-se o Semanário Económico. O aborrecido é que será obrigado a percorrê-lo para poder dizer: eu li o Semanário. Nada o impede de devorar O Jogo, desde que seja à porta fechada e sem testemunhas.

6 - Como é bem visto ter ideias originais, tenha algumas, mas atenção, que sejam as mesmas dos seus colegas, sem o que passaria por um perigoso idealista.

7 - Trabalhar está bem; fazê-lo saber é melhor, estando na moda os relatórios concisos apresentados de forma clara. Deve redigir os seus em estilo telegráfico. Se afirmar peremptoriamente o que lhe passar pela cabeça terá o espírito de síntese; se redigir um estudo sério e aprofundado, terá somente o espírito de análise e saiba que isso o torna retrógrado.

8 - Não deixe nunca o escritório à hora de saída. Deve partir pelo menos uma meia hora depois, e feito de modo que a sua partida coincida com a do patrão, senão de que serviria?

9 - Nunca se admire de nada, primeiro porque seja o que for que lhe anunciem você já o sabia, já o tinha compreendido, e sobretudo do que não devia saber... e que aprende por este método.

10 - É útil atirar ao acaso na conversa: esta noite pensei no lay-out de... Naturalmente é falso, mas quem o pode verificar?

11 - Organize muitas reuniões. Não se fazem ali geralmente grandes coisas, mas é de um excelente efeito psicológico.

12 - Embeleze a sua conversação com locuções técnicas americanas, sejam quais forem, mesmo que nada tenham a ver com o assunto. O importante é que ninguém compreenda, os termos abstractos forçam o resto.

13 - Quando for de férias diga que é para a sua saúde, isso cai bem. É preciso evitar dar a pensar que prefere o ski e a pesca submarina, ou mais simplesmente a cadeira de descanso ao trabalho.

14 - ... e se ao fim de um certo tempo esta política não o fizer progredir, é porque tem patrões inteligentes: então mude de empresa e recomece.


(gentilmente enviado por e-mail pelo meu estimado amigo Manuel Figueiredo)

No comments: