Wednesday, July 12, 2006

Notícia do Dia

Trabalhos de biologia e física premiados com 1.625,00 € em material científico.
Entregues prémios aos jovens cientistas.


(Para mais pormenores, ver aqui em O Primeiro de Janeiro).


Um trabalho de biologia sobre o “Declínio do Montado” e outro de física sobre “Tempo de Reacção” venceram ex-aequo o primeiro prémio do concurso «Jovens Cientistas e Investigadores». Os prémios consistiram cada um em material científico diverso no valor de 1.625 euros.

O primeiro dos trabalhos foi elaborado por três alunos do 11.º ano da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira.

O outro, sobre a construção de um dispositivo para medir o tempo de reacção, é da autoria de dois estudantes do 9.º ano da Escola EB 2,3 de Ribeirão.

Os prémios, anunciados pela Fundação da Juventude, foram entregues ontem na Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi ainda atribuído um terceiro prémio, no valor de mil euros, a outro trabalho de biologia sobre os efeitos tóxicos dos metais pesados presentes nas águas subterrâneas da região de Arouca, realizado por três alunos do 12.º ano da escola secundária daquela vila. Finalmente, dois estudantes do 12.º ano da Escola Secundária de Campos de Melo, na Covilhã, foram galardoados com o quarto prémio, no valor de 750 euros também em material científico, por um projecto de construção de redes de difracção que utilizam holografia de transmissão.


Os autores do trabalho sobre o montado e os do terceiro prémio irão apresentar os seus projectos na final europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que se realiza de 23 a 28 de Setembro em Estocolmo (Suécia). Podem ganhar até cinco mil euros e viagens.

No comments: