Tuesday, July 25, 2006

Notícia do Dia (Portugal)


Portugal recebe de 09 a 18 de Setembro a II edição dos Mundiais de Pesca Desportiva, evento que contará com mais de 3.000 participantes e que vai decorrer de Norte a Sul do continente e no arquipélago dos Açores.

Organizado pela Federações portuguesas de Pesca Desportiva, de Pesca Desportiva de Alto-Mar e de Actividades Subaquáticas, os Mundiais incluem um vasto conjunto de provas internacionais, no âmbito das quais serão disputados 20 campeonatos mundiais, em cinco modalidades.

A apresentação do evento, que decorreu hoje no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, contou com a presença dos presidentes das Federações organizadoras e do secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Na sua breve intervenção, o representante do governo português saudou o trabalho desenvolvido pelas três federações envolvidas naquilo que qualificou de "um projecto arrojado, susceptível de projectar ainda mais o nome de Portugal no estrangeiro".

Pela primeira vez um evento desportivo desta natureza engloba a realização de 20 Campeonatos do Mundo em simultâneo em águas nacionais.

O governante considerou ainda que "o Estado de forma isolada e sem o concurso do mundo empresarial e das autarquias não estaria em condições de organizar um evento desta dimensão magna".

Depois da primeira edição dos Mundiais de Pesca Desportiva ter decorrido em Itália, no ano 2000, coube desta feita a Portugal liderar a organização dos Mundiais por decisão das Confederações Internacionais da modalidade, após luta renhida na fase de candidatura com a África do Sul.

Nos Mundiais de Itália, Portugal alcançou títulos nas categorias de "Senhoras - Pesca Desportiva de Mar-Costa", "Juniores Sub-21 - Pesca Desportiva de Mar- Costa" e "Pesca à Carpa", além de ter sido o segundo país com maior número de medalhas, logo a seguir ao anfitrião.

Os locais seleccionados para os Mundiais de Pesca Desportiva localizam-se em águas de Montemor-o-Velho, Coimbra, Coruche, Ribeira de Raia-Cabeção, Arcos de Valdevez, Cabeceiras de Basto, Ponte de Sôr, Alqueva, Grândola-Tróia, Beiras (Alva, Mondego, Ceira e Vale do Rocim), Setúbal, Sines e Ponta Delgada, Açores.

Após um dia destinado a acreditações e reuniões parciais, os Mundiais têm a sua abertura protocolar marcada para dia 10, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, desenrolando-se as provas entre 11 e 17 de Setembro.

Os Campeonatos do Mundo englobam as modalidades gerais de Água Doce, de Mar, de Mouche, de Alto Mar e de Actividades Subaquáticas.

Além do patrocínio com o grupo AdP, os II Mundiais de Pesca Desportiva 2006 contam ainda com o apoio institucional do Instituto do Desporto de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa e das restantes autarquias (cerca de 30) onde vão decorrer os Campeonatos.

Para mais notícias clicar AQUI.

No comments: