Monday, January 29, 2007

Definição do Dia

Sorte é aquilo que acontece quando a preparação encontra a oportunidade. - Elmer Letterman

Provérbio do Dia

Formiga, quando quer se perder, cria asas. — Quos Jupiter perdere vult prius dementat.

Humor do Dia

Olhos que não vêem... sapatos cagados! – A.D.

Saturday, January 27, 2007

Pensamento do Fim de Semana


Flores de estufa



À nossa volta há sempre quem faça coisas erradas. Por vezes juntamo-nos com os amigos e dizemos mal disto e daquilo, de quem fez isto e de quem fez aquilo.

Há sempre alguém que não foi suficientemente honesto, suficientemente corajoso, suficientemente leal. Alguém que pisou outros para subir na vida, ou abdicou dos seus princípios para obter uma vantagem, ou mentiu para se livrar de um problema. Alguém que realizou mal o seu trabalho.

Alguns desses actos são prejudiciais a outras pessoas, mas o autor dos erros é sempre vítima do seu comportamento. Quase sempre é ele quem mais sofre: de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde.

Quando deixamos de ser crianças, torna-se bem difícil viver! Caem sobre nós tormentas vindas de fora e de dentro. Quantas vezes sucede que os nossos actos se viram contra nós e se agigantam e nos perseguem pela vida fora! Quantas vezes sentimos saudade do colo da mãe, do braço forte do pai, da humildade perdida que nos permitia aceitar que nos guiassem em cada situação...

Viver é difícil. É preciso resistir. E é preciso, também, ter luz e força: saber o que fazer e ser capaz de o fazer. E nós, que às vezes nos juntamos e falamos das fraquezas dos outros, temos estado também em situações que nos pediam algo de valentia, dignidade, coerência com o que pensamos. E nem sempre fomos capaz de fazer o que devíamos ter feito.

Existe uma distância entre considerarmos correcta uma determinada atitude e actuarmos com correcção. E essa distância só a custo pode ser percorrida.

A vida moderna ofereceu-nos muitas facilidades: simplificou certas tarefas. No entanto, no que diz respeito aos nossos comportamentos, carácter, virtudes - à nossa qualidade enquanto pessoas - tudo continua a passar-se como com os nossos antepassados. Continua a ser difícil ser-se honesto, trabalhador, bom marido, boa mãe; o amor e a amizade continuam a ser tarefas exigentíssimas.

Sucede, porém, que é nestes aspectos que se joga a felicidade dos homens. De pouco me serve, para ser feliz, o facto de poder ir tomar café a Londres e voltar para o almoço, ou ter a possibilidade de assistir a um importante jogo de futebol comodamente instalado na sala de estar da minha casa, se o meu egoísmo me afastar diariamente dos outros. Ou se a consciência me acusar de ter conquistado dinheiro e bem-estar à custa de prejudicar outras pessoas.

A felicidade continua a exigir de nós comportamentos que não são compatíveis com a facilidade. Não nos tornamos felizes carregando num botão. É preciso subir montanhas, insistir em esforços prolongados; acreditar, até ao heroísmo, na lentidão. Por vezes, reunimos todas as forças e não sabemos se aguentamos até ao fim do dia.

Quando tentamos aplicar receitas fáceis àquilo em que se joga a nossa felicidade, não resolvemos nada. Essas "soluções" simples para dificuldades grandes acabam por ser formas de fugir e não de enfrentar: semeiam frequentemente tragédias em nós e à nossa volta, ainda que só se notem mais tarde, e transferem o nosso problema pessoal para o terreno pantanoso das torturas interiores, dos remorsos, da depressão, do vazio, do desespero.

Aqueles que foram - que fomos - fracos e estão a pagar por isso precisam de apoio, mas, olhando para diante, o que é preciso é formar homens fortes. Os nossos filhos devem ser mais fortes do que nós, mais capazes de serem felizes.

Alguns pais e educadores costumam, infelizmente, empenhar-se em tirar as dificuldades da frente das crianças e dos jovens, em vez de os ajudarem a tornarem-se fortes para as enfrentar. Dessa forma preparam seres frágeis, que têm, durante certo tempo, uma existência ociosa e doce, mas estão destinados a sucumbir à mais leve aragem da vida. Dessa forma se tornam responsáveis por uma espécie de flores de estufa, condenadas por atrofiamento à incapacidade de viver a vida como ela é.

Não é verdade que possamos eliminar da vida as grandes contrariedades, as decisões custosas, a doença, o esforço quase insuportável, a dor física e moral, a morte. Seremos felizes com eles ou não seremos felizes nunca. A vida é de tal maneira que o homem deve erguer-se nela como o castelo. Deve ser construído, pedra a pedra, de forma a permanecer no seu lugar quando sopram ventos inesperadamente fortes; de forma a cumprir aquilo que dele se espera, aquilo a que se comprometeu, aquilo que o torna feliz.

- Paulo Geraldo


Instrução do Dia

Nunca interrompas alguém que te esteja demonstrando afecto... - A. D.

Provérbio do Dia

Ao homem ousado, a fortuna estende a mão. — Audaces fortuna juvat, timidos que repellit.

Humor do Dia

A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original. - Albert Einstein.

O cú também. – Clodovil Hernandes.

Friday, January 26, 2007

Frase do Dia

A falta estudada de empatia consitui uma forma de os titulares do poder afirmarem a sua autoridade. – Daniel Goleman

Provérbio do Dia

A boi velho não busques abrigo. — Aetatem habet, ipse sibi consulte expertus.

Humor Feminista do Dia

O que se deve dar a um homem que pensa que tem tudo? Uma mulher para ensiná-lo como funciona !

Wednesday, January 24, 2007

Definição do Dia

Pesquisa Básica Fundamental, em Ciência, é tudo aquilo que eu faço quando não sei o que faço. - Wernher von Braun

Provérbio do Dia

Depois da onça morta, até cachorro mija nela. — Leoni mortuo lepores insultant. (Provérbio Brasileiro)

Humor Machista do Dia

Não existem homens impotentes; existem é mulheres incompetentes. - A. D.

Curiosidade do Dia

A frase "The quick fox jumps over the lazy dog" utiliza todas as letras do alfabeto e foi criada pela Western Union para testar as suas máquinas de escrever.

Tuesday, January 23, 2007

Razões Médicas do Dia

Três razões médicas para ser a favor da Vida e contra o aborto

1 – Uma mulher normal, com uma gravidez normal e com um feto, em desenvolvimento, normal, não é uma pessoa doente. Por isso, ao Médico apenas cabe uma intervenção de vigilância que, em muitos países, é feita por Enfermeiras especializadas e o Médico só é chamado a intervir quando há risco de doença e a gravidez passa a ser classificada como gravidez de risco. Portanto, destruir um feto em desenvolvimento não é um acto médico, porque a gravidez não é uma doença. Nenhum Médico o pode praticar em circunstância alguma, nessa qualidade.

2 – E se a mulher grávida pedir o aborto ao Médico, invocando motivos sociais ou económicos e declarando que não pode suportar mais o estado de gravidez e que quer que o seu filho seja retirado do útero e morto? O Médico terá de lhe responder que não pode dar satisfação ao seu pedido porque a função que lhe cabe desempenhar como Médico e a sua competência específica só podem estar ao serviço do diagnóstico e tratamento de doentes.

Se a causa do pedido de aborto não é uma doença mas uma carência financeira ou um abandono e marginalização social, é às estruturas de protecção e segurança social e familiar, públicas ou privadas, que compete eliminar as causas do pedido de aborto. Se o Médico acolher o pedido e praticar o aborto, ofendendo as disposições do seu Código Deontológico, não irá resolver a sua causa: os ditos motivos sociais e/ou económicos não se alteram, deixando-se uma porta aberta para novo pedido de aborto algum tempo depois.

Os poucos estudos que há sobre aborto clandestino, mas registado, mostram que estes motivos sócio-económicos, que os defensores do aborto por vontade da mulher grávida sempre invocam como a grande causa para o aborto, são mencionados em cerca de 3 % dos casos.

3 – O Médico não deve praticar o aborto não só por estas duas razões, mas ainda por outras de natureza médica. O Médico sabe que esta intervenção abortiva sobre o corpo da mulher grávida, além de provocar, obviamente, a morte do feto, tem riscos importantes para a mãe, tanto no acto em si como no futuro, no que se refere à sua saúde geral e à sua saúde sexual. Mesmo o chamado “aborto seguro” pode complicar-se com infecção uterina e das trompas, com septicemia, com esterilidade pós-abortamento, com depressão moderada ou grave; em casos raros até com suicídio da mãe.

Relativamente à maior incidência de cancro da mama nas mulheres que fizeram um ou mais abortos há grande polémica sobre os resultados publicados, mas os mais fiáveis indicam que tal risco é uma realidade com valor estatístico.

Cabe ao médico, contudo, acolher as mulheres que recorreram ao aborto, sem qualquer discriminação, tratar as alterações patológicas de que sofram, físicas e/ou psicológicas e promover a toda a informação necessária para que aquela pessoa não volte a encontrar-se em tal situação.

- Daniel Serrão

Apoio à Vida do Dia

 
Não pararemos enquanto for possível encontrar nas nossas cidades uma mulher que diga: "Eu abortei porque não encontrei quem me ajudasse".

- Madre Teresa de Calcutá.
 

Pensamento do Dia

«Uma vez mostraram-me fotografias de fetos abortados. O que mais me impressionou foi o seu ar de humilhação (ou de humilhados). Espalhem imagens dessas com a frase: "aqueles que ninguém quis amar"». - Sophia de Melo Breyner

Frase do Dia

O cúmulo da estupidez é perder de vista o que se está a tentar fazer. - Friedrich Nietzsche

Humor do Dia

Mais vale um pássaro na mão... que uma cagadela na cabeça. – A. D.

Provérbio do Dia

Mais vale um pássaro na mão que dois a voar. — Plus valet passer in manibus, quam sub dubio grus.

Monday, January 22, 2007

Segunda Frase do Dia

As empresas de maior êxito são as familiares, sempre que se consegue aprender a gerir os conflitos pessoais - John Davis.

Segundo Humor do Dia

Eu em casa tenho sempre a última palavra. É "Sim, meu amor." - A. D.

Humor do Dia

Se homossexualidade fosse uma coisa normal, Deus teria criado Adão e Ivo. – A. D.

Provérbio do Dia

A boca fala do que está cheio o coração. — Ex abundanctia enim cordis os loquitur.

Pensamento do Dia

Direito da mulher à informação

“O direito à escolha!” É talvez o mais mediático argumento a favor da legitimação da prática do aborto induzido em determinadas circunstâncias. Será que este direito contempla também o direito da mãe a informação detalhada e correcta sobre o desenvolvimento do feto que transporta dentro de si, e das consequências negativas que um aborto induzido pode representar para a sua saúde? O direito à escolha não faz sentido se em primeiro lugar não for dado o direito à informação.

Aborto e escolha: consentimento informado

Este é um dos abusos mais trágicos associados à prática do aborto induzido. Até mesmo nas discussões públicas sobre a legalização desta prática é, intencionalmente, ignorada esta questão. Para que o aborto possa ser uma escolha de cada mulher, torna-se fundamental o acesso à informação. E qualquer discussão referente a esta questão, que pretenda ser minimamente honesta, tem que ter em conta toda a informação sobre o aborto. Sem saber ao certo o que é o aborto e o que esta prática implica, o que é frequentemente apresentado como “direito à escolha” não é mais do que “direito ao engano”. Só com acesso à informação é possível fazer uma escolha responsável, dar um consentimento informado. Em qualquer outro tipo de cirurgia, é exigido ao médico que este explique detalhadamente o procedimento, as complicações que poderão surgir, etc. Só então o paciente pode dar o seu consentimento informado. Comparar o aborto a qualquer outra prática cirúrgica é também por si abusivo e falso. A prática do aborto é única porque, apesar do ponto de vista cirúrgico ser potencialmente perigoso para a mãe, põe fim a uma vida em desenvolvimento dentro dela. Para que a mulher possa tomar uma d
ecisão, ou dar o consentimento informado, tem que lhe ser fornecido informação factual sobre os procedimentos, as suas possíveis complicações (imediatas e a longo prazo), e também todos os detalhes sobre o que ela tem dentro de si. Um artigo recentemente publicado num jornal científico (1) refere que para um consentimento informado, a mulher que deseja interromper a gravidez deve conhecer informação sobre o risco subsequente de uma futura gravidez interrompida por um nascimento precoce e sobre o risco de depressão. E apesar de algumas questões ainda estarem em aberto sobre o efeito do aborto induzido no cancro da mama, é do conhecimento da comunidade cientifica que a decisão de abortar, assim como o adiamento em ter filhos, resulta numa perda de protecção com um efeito geral de aumento de risco deste tipo de cancro. E esta informação não pode ser escondida das mulheres que procuram aborto. Em países como os EUA, tem-se verificado um decréscimo gradual nas taxas anuais de abortos induzidos ao longo dos últimos 15 anos, em parte porque as mulheres começaram a perceber que o aborto não é uma solução rápida e fácil. A ideia que o direito ao aborto ajuda a melhorar a vida das mulheres está a começar a dissipar-se aos poucos. Talvez porque já tenham o aborto legalizado há mais de 30 anos. As experiências ensinam muita coisa, especialmente as más. - M. D. Mateus

1. Thorp, J.M., Hartmann, K.E. and Shadigian, E. (2003). Long-term physical and psychological health consequences of induced abortion: Review of the evidence. Obstetrical & Gynecological Survey 58(1):67-79.

- Texto retirado de: Aldeia Global

Frase do Dia

Só se pode pensar em dar a escolher depois de se dar a conhecer. - M. D. Mateus

Friday, January 19, 2007

Frase do Dia

Aproxima-te do amor e da cozinha com temerário abandono... A. D.

Provérbio do Dia

De muitos poucos se faz um muito. — Pusillum pusillo si addas, fiet ingens acervus.

Humor do Dia

Não vejo a hora de me ir embora, diz o cego. – A.D.

Thursday, January 18, 2007

Frase do Dia

Todo aquele que descobre ser uma carta fora do baralho, passa automaticamente a pertencer a outro. – A. D.

Provérbio do Dia

Antes de entrar, pensar na saída. — Res ab exitu spectanda et dirigenda est.

Comparação do Dia (Humor)

O sexo é como um jogo de cartas: Se você não tem um bom parceiro, é melhor que tenha uma boa mão. – A. D.

Wednesday, January 17, 2007

Notícia do Dia

Microsoft recruta alunos da FEUP para estágio na Dinamarca

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu ontem nas suas instalações dois representantes do Centro de Desenvolvimento de Copenhaga da Microsoft que ali se deslocaram para efectuar o recrutamento e a selecção de alunos finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) para estágios curriculares a realizar na Dinamarca. Filipe Lamego, Tiago André Silva e João Filipe Magalhães foram os seleccionados para os estágios que terão início no dia 1 do próximo mês de Março.

Tal como o JANEIRO já noticiou, também no ano passado, a Microsoft havia recrutado três outros alunos da FEUP para estagiarem na Dinamarca, “tendo o desempenho sido tão positivo que os estudantes estão já a trabalhar na multinacional”, refere a faculdade em comunicado. Além deste factor, estes especialistas mundiais da informática consideram que “a faculdade apresenta um perfil de curso bastante adequado às necessidades do mercado, estando por isso de regresso à instituição portuense em 2007 para recrutar estudantes”. De referir ainda que os contactos com a Microsoft resultam da forte articulação existente entre a direcção do curso e a Associação de Antigos Alunos da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (Alumni LEIC).

Além dos alunos que vão ser recrutados pela Microsoft, três estudantes do MIEIC da FEUP vão estagiar em breve no CERN – um centro de excelência, situado na Suíça, que reúne físicos do mundo inteiro numa colaboração internacional que requer uma avançada tecnologia de comunicação e intercâmbio de dados. Este é o maior centro mundial de investigação do seu tipo, juntando cerca de 6500 cientistas, de mais de 80 nacionalidades.


Notícia do Primeiro de Janeiro

Tuesday, January 16, 2007

Pensamento do Dia


Palavras e Silêncio


Há algumas coisas que são lindas demais para serem descritas por palavras. É necessário admirá-las em silêncio e em recolhimento, apreciá-las em toda sua plenitude.

São necessárias tão poucas palavras para exprimir a sua essência! Os grandes discursos servem apenas para confundir ou doutrinar. O silêncio é frequentemente mais esclarecedor que um fluxo de palavras. Olhem para uma mãe com a criança ao colo. O bebé sabe obter tudo o que quer sem dizer uma palavra.

De facto, as palavras devem ser a embalagem dos pensamentos. Não adianta fazer discursos muito longos para expressar os sentimentos do coração. Um olhar conta mais que mil palavras.

Acredito que a Natureza, na sua grande sabedoria, deu-nos apenas uma língua e duas orelhas para que ouçamos mais e falemos menos...

Se uma discurso não é mais bonito do que o silêncio, então é preferível não dizer nada! Esta é uma grande verdade sobre a qual os grandes líderes deste mundo deveriam meditar um pouco. Quanto maior e mais generoso é o coração... menos palavras serão utilizadas.

É necessário relembrar-se do provérbio dos filósofos: as palavras verdadeiras nem sempre são bonitas, mas as palavras bonitas nem sempre são verdades.

É característica das grandes mentes fazer com que em poucas palavras muitas coisas sejam ouvidas... Pelo contrário, as mentes pequenas acham que lhes foi oferecida uma concessão ad eternum para falar... e não dizer nada. Falam o que não interessa, mas há sempre aqueles que sabem aproveitar o que pouco que deve ser escutado.

Se só duas palavras são necessárias para dizer “gosto de ti", para quê dizer outras que ao serem ditas poderão passar por supérfluas...

Sim e não são as palavras mais curtas e fáceis de serem ditas, mas são aquelas que trazem as mais pesadas consequências.

São necessários apenas dois anos para que o ser humano aprenda a falar e toda uma vida para que ele aprenda a ficar em silêncio...

Ser comedido nas suas palavras não é um defeito, mas uma prova de profunda sabedoria. Aquele que fala muito, quase nunca tem sucesso para organizar as coisas; tem antes a tendência para as confundir .

- Florian Bernard

Definição do Dia

A História é, utilizando uma linguagem matemática (essa ciência dita exacta), uma função cujo limite é a verdade. Esperamos pela materialização da máquina do tempo teorizada por Einstein, para podermos diminuir drasticamente o intervalo entre a função e o seu limite. – A. D.

Provérbio do Dia

Casa a tua filha com o filho de teu vizinho. — Nubere vis apte? Vicino nube merito.

Humor do Dia

Filho de peixe... é tão feio como o pai! - A. D.

Monday, January 15, 2007

Frase do Dia

É este o risco de tu mudares: as pessoas que estão envolvidas contigo podem não gostar do teu novo eu. Mas outras virão, que gostam. – Lisa Alther

Provérbio do Dia

Mais vale um ovo hoje que uma galinha amanhã. — Ad praesesn ova cras pullis sunt meliora.

Humor do Dia

Mais vale um galo no terreiro do que dois na testa. - A. D.

Sunday, January 14, 2007

Frase do Dia

O humor não esquece a seriedade, pelo que transforma a situação desesperada numa situação de gravidade menor. - André Comte-Sponville

Provérbio do Dia

Mal ou bem, com os teus te avém. — In omni fortuna tuis adhaere.

Humor do Dia

Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental . Observe bem três dos seus amigos: se eles parecerem normais, o anormal é você!! – A. D.

Saturday, January 13, 2007

Definição do Dia

Conhecimento é poder e, frequentemente, dinheiro também. – Tim Ferguson

Humor do Dia

Nasci careca, nu e sem dentes. O que vier, é lucro!. – A. D.

Provérbio do Dia

A boa vontade supre a obra. — Aequiparat factum nobile velle bonum.

Friday, January 12, 2007

Frase do Dia

Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição. - Nicolau Maquiavel

Provérbio do Dia

Chave que se usa está sempre limpa. — Ferrum quo non utimur, obducitur rubigine.

Humor Machista do Dia

Os barcos são como as mulheres. Atrasam-se sempre, mas quando atracam... – Santos Fernando.

Pensamento do Dia

A felicidade exige valentia.

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

- Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte


Thursday, January 11, 2007

Frase do Dia

O tempo é a substância da qual somos feitos. - A. D.

Provérbio do Dia

A desgraça do pobre é querer imitar o rico. — Inops, potentem dum vult imitari, perit.

Humor do Dia

Os romanos nunca teriam encontrado tempo para conquistar o mundo se primeiro tivessem sido obrigados a aprender latim. - Heinrich Heine, (1797 - 1856), crítico alemão e poeta.

Wednesday, January 10, 2007

Definição do Dia

Ciência é tudo aquilo de que compreendemos o bastante para o explicar a um computador. Arte é tudo o resto. - David Knuth

Provérbio do Dia

Amor faz muito, mas dinheiro faz tudo. — Plurima praestat amor, sed sacra pecunia cuncta.

Humor do Dia

Pior que não ter nada para vestir é não ter ninguém para despir. – A. D.

Monday, January 8, 2007

Instrução do Dia

Sempre que de qualquer modo te tenhas decidido a PENSAR, então PENSA EM GRANDE. – Donald Trump.

Provérbio do Dia

Na boca do mentiroso o certo se faz duvidoso. — Mendaci ni verum quidem dicenti creditur.

Comparação do Dia (Humor)

O amor é como a gripe, apanha-se na rua, resolve-se na cama... – A. D.

Friday, January 5, 2007

Definição do Dia

A Gratidão é meramente a secreta esperança de favores adicionais. - La Rochefoucauld

Provérbio do Dia

Faça-se justiça, embora desabem os céus. — Fiat justitia et ruat caelum.

Humor do Dia

Os dois elementos mais comuns do universo são o hidrogénio e a estupidez. – Harlam Ellison

Thursday, January 4, 2007

Frase do Dia

O trabalho em equipa permite que gente comum obtenha resultados incomuns. – A. D.

Humor do Dia

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem. - A. D.

Provérbio do Dia

A verdade dispensa enfeites. — Veritatis simplex oratio.

Conto do Dia

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras.
A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas.
Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, aí vinha outro solavanco e... desarrumava-se tudo novamente.
Então ele começou a ficar desanimado e pensou: "Jamais vou conseguir terminar a minha viagem! É impossível conduzir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!".
Enquando estava com estes pensamentos, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele constatou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.
Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem nos seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida: quando damos demasiada atenção aos problemas, perdemos tempo e distanciamos das nossas metas. (...)

Mensagem de Natal, gentilmente enviada pela estimada colega e amiga Célia Reis.

Wednesday, January 3, 2007

Frase do Dia

A única coisa que nos salva da burocracia é a ineficiência. Uma burocracia eficiente é a maior ameaça à liberdade. – Eugene McCarthy

Provérbio do Dia

Filhos criados, trabalhos dobrados. — Grandaevi nati, labores duplicati.

Humor do Dia

Posso estar bêbado, menina, mas pela manhã estarei sóbrio e tu continuarás feia. – Winston Churchill

Tuesday, January 2, 2007

Notícia do Ano

Os pescadores desportivos são obrigados a partir de hoje a adquirir uma licença para praticar esta actividade, com valores que vão dos três aos 200 euros, consoante a modalidade, âmbito geográfico e prazo de validade.

A nova licença pode ser adquirida nas máquinas de Multibanco e habilita os pescadores a praticar a pesca lúdica, mediante o cumprimento de determinadas regras como captura limitada a dez quilos de peixe por dia ou a proibição de pescar a menos de 100 metros dos esgotos, para proteger a saúde pública.

De acordo com as novas regras, publicadas em Agosto em Diário da República, a licença diária para pesca na modalidade marítimo-turística custa três euros. Para pescar a pé, os pescadores vão ter de desembolsar entre cinco e 45 euros, consoante pretendam uma licença local ou nacional e para um mês, um ano ou três anos.

Se o objectivo for pescar numa embarcação, as licenças custam entre 15 e 170 euros e para a pesca submarina será necessário pagar entre 10 e 200 euros, dependendo do âmbito territorial e do prazo de validade.

Parte das receitas provenientes destas taxas vai reverter para o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca que visa compensar as quebras de rendimento dos pescadores profissionais, devido às más condições meteorológicas ou interdição da pesca por motivos de saúde pública.

O regulamento pretende criar melhores condições para a prática da pesca lúdica, limitando as capturas por praticante e evitando o desenvolvimento de um a actividade de pesca profissional desregrada, a coberto da pesca com fins lúdicos.

Os praticantes terão de manter entre si uma distância mínima de 10 metros. Quando a pesca lúdica for feita a partir de embarcação terão de manter uma distância mínima de 50 metros relativamente a outros barcos.

É proibida a captura e retenção das seguintes espécies: lampreia, salmão, sável, esturjão, cavalo-marinho, peixe-lua, tubarão-branco, tartarugas e todos os mamíferos marinhos.

A fiscalização vai ser feita pelos organismos competentes das autoridades marítimas, Brigada Fiscal da GNR e Direcção Geral das Pescas e Aquicultura podendo ser aplicadas coimas que variam entre 250 e 25.000 euros, consoante o tipo de infracção e se trate de pessoas singular ou colectiva.

Embora não exista qualquer levantamento do número dos designados "pescadores de fim-de-semana", o vice-presidente da Federação de Pesca Desportiva, Álvaro Inês, admite que possam aproximar-se de um milhão.

A nova licença pode ser adquirida nas máquinas de Multibanco e habilita os pescadores a praticar a pesca lúdica, mediante o cumprimento de determinadas regras como captura limitada a dez quilos de peixe por dia ou a proibição de pescar a menos de 100 metros dos esgotos, para proteger a saúde pública.

De acordo com as novas regras, publicadas em Agosto em Diário da República, a licença diária para pesca na modalidade marítimo-turística custa três euros. Para pescar a pé, os pescadores vão ter de desembolsar entre cinco e 45 euros, consoante pretendam uma licença local ou nacional e para um mês, um ano ou três anos.

Se o objectivo for pescar numa embarcação, as licenças custam entre 15 e 170 euros e para a pesca submarina será necessário pagar entre 10 e 200 euros, dependendo do âmbito territorial e do prazo de validade.

Parte das receitas provenientes destas taxas vai reverter para o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca que visa compensar as quebras de rendimento dos pescadores profissionais, devido às más condições meteorológicas ou interdição da pesca por motivos de saúde pública.

O regulamento pretende criar melhores condições para a prática da pesca lúdica, limitando as capturas por praticante e evitando o desenvolvimento de um a actividade de pesca profissional desregrada, a coberto da pesca com fins lúdicos.

Os praticantes terão de manter entre si uma distância mínima de 10 metros. Quando a pesca lúdica for feita a partir de embarcação terão de manter uma distância mínima de 50 metros relativamente a outros barcos.

É proibida a captura e retenção das seguintes espécies: lampreia, salmão, sável, esturjão, cavalo-marinho, peixe-lua, tubarão-branco, tartarugas e todos os mamíferos marinhos.

A fiscalização vai ser feita pelos organismos competentes das autoridades marítimas, Brigada Fiscal da GNR e Direcção Geral das Pescas e Aquicultura podendo ser aplicadas coimas que variam entre 250 e 25.000 euros, consoante o tipo de infracção e se trate de pessoas singular ou colectiva.

Embora não exista qualquer levantamento do número dos designados "pescadores de fim-de-semana", o vice-presidente da Federação de Pesca Desportiva, Álvaro Inês, admite que possam aproximar-se de um milhão.

Para mais informações clicar AQUI.