Monday, November 27, 2006

(Boa) Notícia do Dia (para Portugal)

Hélder Maiato foi ontem premiado por ter desenvolvido uma técnica inovadora de compreensão da divisão celular que pode ajudar no tratamento do cancro. O prémio reverte para o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).
“Mais empresas portuguesas deviam associar-se a eventos positivos como este porque é um modo de desenvolver a Ciência em Portugal”, exortou o investigador, no Dia Nacional da Cultura Científica e momentos depois de lhe ter sido entregue um cheque no valor de 20 mil euros, que reverterá para aquisição de material. De um total de 58 projectos desenvolvidos em Portugal, o de Hélder Maiato foi o escolhido por um júri de investigadores estrangeiros seleccionado pela empresa Crioestaminal e pela Associação Viver a Ciência, parceiras na atribuição deste prémio criado no ano passado.
Segundo explicou o investigador português, a técnica desenvolvida permite conhecer ao pormenor a divisão das células pelo movimento dos cromossomas e clarifica a instabilidade cromossomal que está na origem da grande maioria dos cancros. Trata-se de uma microcirurgia laser que permite uma visualização até agora não conseguida das células vivas e que, num campo altamente competitivo, pode originar a descobrir novas técnicas de tratamento de cancro.
Alexandre Quintanilha, director do IBMC, aproveitou a ocasião para salientar que este laboratório portuense está a caminhar no sentido de figurar no conjunto dos melhores institutos da área no mundo e, na presença do presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), reclamou apoios para continuarem a melhorar. Nos planos do IBMC está contratar até 2010 mais 25 investigadores efectivos, mas Quintanilha ironizou que não sabe onde os vai receber já que o edifício que ocupam é exíguo para acolher todos os grupos de trabalho. Na troca de galhardetes, João Sentieiro, da FCT, apelou a que os jovens investigadores também participem na reflexão sobre as políticas para esta área. “É fundamental que se façam ouvir”, referiu.


Para mais informações, clicar AQUI

No comments: