Tuesday, October 17, 2006

Notícia do Dia


Caçadores furtivos disparam contra patrulha da GNR

A GNR deteve, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Guimarães e Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente, dois caçadores furtivos no monte da freguesia de S. Gens, em Fafe. Na operação, a patrulha foi ameaçada pelo disparo de três tiros de caçadeira. Foram apreendidos coelhos, furões, armas e cartuchos. Os dois indivíduos saíram do Tribunal em liberdade.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento da GNR de Guimarães, em colaboração com o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SPNA), deteve dois caçadores furtivos no monte da freguesia de S.Gens, em Fafe, numa operação marcada pelo disparo de três tiros de caçadeira contra a patrulha da GNR.

Ao que o Correio do Minho apurou, junto de fonte da GNR de Guimarães, os dois homens foram interceptados, no passado domingo à tarde, quando praticavam caça furtiva num local já conhecido pelas autoridades como terreno escolhido para este tipo de crime.

Um dos caçadores foi detido em flagrante pela patrulha, enquanto o segundo acabou por conseguir fugir, disparando contra os elementos da guarda: “um deles disparou três tiros de caçadeira semi-automática de canos sobrepostos, calibre 12 mm. Entretanto, entrou em acção no terreno o Núcleo de Investigação Criminal e conseguiu deter o outro indivíduo”, revelou a fonte.

No seguimento da operação, foi ainda feita uma busca num palheiro perto do local onde se encontravam os caçadores. Segundo os dados avançados pela GNR, foram apreendidos 12 coelhos que já se encontravam mortos, “objecto de caça furtiva”; dois furões (animais cuja utilização é classificada como crime na Lei da Caça); uma cartucheira para 30 cartuchos; oito redes para armadilhas de caça, cada uma com 1,5 metros; 62 cartuchos calibre 12 mm e ainda duas armas de caçadeira, ambas de calibre 12 mm, uma automática e a outra semi-automática, “uma delas com um ponto de mira vermelho preparado para caça nocturna”.

Para mais informações clicar AQUI.

No comments: