Sunday, October 26, 2014

Paradoxo da Semana


Uma narrativa apelativa fomenta uma ilusão de inevitabilidade. (…) Constroem-se as melhores histórias possíveis a partir da informação disponível e, se for uma boa história, acredita-se nela. Paradoxalmente, é mais fácil construir uma história coerente quando se sabe pouco, quando há menos peças para encaixar no puzzle.


– Daniel Kahneman

Thursday, October 16, 2014

Influência Disciplinar da Semana

Todas as empresas têm uma cultura, algumas empresas têm disciplina, mas poucas empresas têm uma cultura de disciplina. Quando se trabalha com pessoas disciplinadas, não se necessita de hierarquia. Quando se tem pensamento disciplinado, não se precisa de burocracia. Quando se tem acção disciplinada, não se necessita de controlo excessivo. 

– Jim Collins

Dúvida da Semana

A Clonagem

Não sei exactamente porquê, mas associo, talvez inconscientemente, a clonagem a um processo muito mal controlado cientificamente. Como a minha formação é essencialmente técnica, vejo estes passos incertos dados no desconhecido, como os dos meus filhos, que quando pequeninos, se aventuravam, alheios ao perigo, a tentar atravessar uma rua na hora de ponta. É certo que o cientista é como uma criança grande. A sua capacidade de se deixar deslumbrar com a novidade, motor do próprio conhecimento, pode tornar-se no seu maior adversário.
É nisto que se distingue a ciência da sabedoria. Aquela não passa de um pequeno subconjunto desta.
Não quero com isto ter a pretensão (longe de mim) de ser sábio ou sequer cientista. Sou um humilde pensador, como todos nós.
Mas a experiência ensina que nos devemos interrogar seriamente sobre as consequências dos nossos actos, para que as "bombas atómicas" não nos caiam em cima e nos auto-destruamos.
Isso sim, sempre soubemos fazer muito bem. Subscrevo a afirmação de que o Homem encerra em si mesmo a semente da sua própria destruição.
O conhecimento científico tem de estar ao serviço da Humanidade. De que serve muito saber, se o legado não for sustentavelmente transmitido às novas gerações, para que estas saibam mais ainda?
Ainda que o saber fosse a única coisa interessante à face da Terra...


- 15 de Novembro de 2007, 18:34.

Fronteira da Semana

Qual é a a natureza da fronteira entre a verdade e as mentiras? É permeável e indistinta porque tem uma espessa plantação de rumores, confabulação, mal-entendidos e histórias distorcidas. A verdade pode deitar abaixo os portões, a verdade pode uivar nas ruas; a não ser que a verdade seja agradável, bem parecida e que seja fácil gostar dela, está condenada a ficar a lamuriar-se na porta das traseiras. 

– Hlary Mantel, em “O Livro Negro”

Monday, October 13, 2014

Ilusão da Semana

A crença de que a própria visão da realidade é a única realidade é a mais perigosa de todas as ilusões.

– Paul Watzlawick

Tuesday, October 7, 2014

O Gestor Português da Semana

Nas empresas portuguesas (e não só), entre os espíritos de uma larga maioria de colaboradores, mas sobretudo nos cargos de elevada responsabilidade, circula frequentemente o preconceito generalizado de que uma pessoa jamais merece a confiança de nenhuma outra, ainda que nunca tenha feito fosse o que fosse para suscitar eventuais dúvidas nessa matéria. A desconfiança continua, não obstante os colegas venham apresentando ao longo da sua vida inúmeros indícios no sentido contrário, porquanto "não passam de meras provas circunstanciais".

Esta corrente "filosófica", por vezes descrita por "Complexo de Corno" e popularizada pela expressão "desconfiar da própria sombra", ocorre mais frequentemente em pessoas que tiveram uma experiência traumática de infidelidade pessoal ou profissional, que as leva a procurar prevenir por todos os meios ao seu alcance qualquer hipótese de que semelhante coisa possa repetir-se...

Ao refugiarem-se nesta distorção da realidade, que as leva inclusivamente a acreditar que é possível viver sem confiar nos outros, criam à sua volta um ambiente fortemente corrosivo e contaminador, que destrói qualquer possibilidade de sucesso pessoal e profissional, quer delas quer das equipas em que se envolvem.

Quando aliado à "Síndrome do Espelho Retrovisor", segundo a qual perdemos demasiado tempo a olhar para o passado quando deveríamos estar a preparar o futuro (1), O "Complexo de Corno" torna-se um verdadeiro obstáculo à sobrevivência de uma empresa, de uma família ou de um grupo.

(1) Marshall McLuhana, filósofo canadiano