Tuesday, July 31, 2007

Frase das Férias do Dia

No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele. – Antoine de Saint-Éxupéry


(segue-se um período de muito baixa actividade bloguiana, regresso em Setembro. Até lá... e Boas Férias)


Pensamento do Dia


Empatia na Investigação Psicológic
a

Posso entrar em relação convosco, mas vós podeis também entrar em relação comigo. Estou consciente dessa relação de mim convosco e de vós comigo; e sei que estais conscientes dessa mesma relação. Sentimos esta dupla consciência e sabemos que sentimos esta dupla consciência, e assim sucessivamente, Eu totalizo e nós totalizamos essa experiência de relação recíproca. As nossas relações são determinadas pela maneira como entramos em relação; eu actuo sobre vós e vós actuais sobre mim, e nós actuamos respectivamente quer sobre as nossas experiências quer sobre os nossos comportamentos. Compreendo a situação através da experiência que dela possuo, e o estudo dessa situação passa pelo estudo que eu faço de mim próprio. O investigador deve tornar-se ele mesmo uma pessoa em estudo. Deste modo, eu compreendo o teu comportamento e a tua experiência através da compreensão de mim próprio, e compreendo-me a mim mesmo através da minha compreensão de ti. Não se entra em relação com uma pessoa como se entra em relação com um organismo. Entrar em relação com um outro implica que lhe reconheço a possibilidade de actos intencionais, de projectos. Agindo desse modo com o outro, espero que por sua vez ele aja desse modo comigo. Assim não poderei considerar o outro como uma máquina, uma coisa, caso contrário tornarei inválida a sua experiência, isto é, recusar-me-ei a reconhecer a sua experiência. Experiência essa que ele deve ter nesse momento, dele mesmo, de mim próprio e de ambos, na relação que estabelecemos. - Chantal Bosseur

Comparação do Dia

Sucede com a felicidade o mesmo que com o horizonte: acha-se sempre à nossa vista, e nunca ao nosso alcance. – Fabre

Indecência Anarquista do Dia

Abaixo os organismos de cúpula. Acima os org@smos da cópula. - An@rca Desconhecido

Machismo Poético do Dia

A mulher bela é o paraíso dos olhos, o inferno da alma e o purgatório da bolsa. – A. D.

Provérbio do Dia

Saram cutiladas e não más palavras. — In maledicto plus injuriae quam in manu.

Monday, July 30, 2007

Frase do Dia

Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada. – Goethe

Instrução do Dia

É preciso não temer coisa alguma quando haja tudo para temer. – P. Corneille

Definição do Dia

Uma marca é uma promessa e, no final, tem de ser cumprida. Não há diferenças entre o que se vende e aquilo em que se acredita. - Watts Wacker

Associação Machista do Dia

Duas mulheres que se beijam fazem-me inevitavelmente pensar em dois competidores desportivos que apertam as mãos antes de um combate. – M. L.Mencken

Provérbio do Dia

Um abismo atrai o outro. — Abyssus abyssum invocat.

Lengalenga do Dia

Três tigres tristes para três pratos de trigo. Traga três pratos de trigo para três tigres tristes.

Friday, July 27, 2007

Frase do Dia

Se fizeres com que as pessoas pensem que pensam, elas amar-te-ão; mas se tu as puseres realmente a pensar, elas odiar-te-ão. – Don Marquis

Definição do Dia

A inveja é uma confissão secreta que a nós próprios fazemos da nossa inferioridade. – D’Yzart Freissinet

Humor do Dia

Todos os cogumelos são comestíveis. Alguns só uma vez. – A. D.

Provérbio do Dia

Quem bem ama, bem castiga. — Qui bene amat, bene castigat.

Thursday, July 26, 2007

Manifesto do Dia

MANIFESTO ANTI-DANTAS

Basta pum basta!!!

Uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

Abaixo a geração!

Morra o Dantas, morra! Pim!

Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!

Uma geração com um Dantas ao leme é uma canoa em seco!

O Dantas é um cigano!

O Dantas é meio cigano!

O Dantas saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!

O Dantas pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de duquesas!

O Dantas é um habilidoso!

O Dantas veste-se mal!

O Dantas usa ceroulas de malha!

O Dantas especula e inocula os concubinos!

O Dantas é Dantas!

O Dantas é Júlio!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas fez uma soror Mariana que tanto o podia ser como a soror Inês ou a Inês de Castro, ou a Leonor Teles, ou o Mestre d'Avis, ou a Dona Constança, ou a Nau Catrineta, ou a Maria Rapaz!

E o Dantas teve claque! E o Dantas teve palmas! E o Dantas agradeceu!

O Dantas é um ciganão!

Não é preciso ir pró Rossio pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta escrever como o Dantas! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser Dantas!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas nasceu para provar que nem todos os que escrevem sabem escrever!

O Dantas é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!

O Dantas é um soneto dele-próprio!

O Dantas em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.

O Dantas nu é horroroso!

O Dantas cheira mal da boca!

Morra o Dantas, morra! Pim!

O Dantas é o escárnio da consciência!

Se o Dantas é português eu quero ser espanhol!

O Dantas é a vergonha da intelectualidade portuguesa!

O Dantas é a meta da decadência mental!

E ainda há quem não core quando diz admirar o Dantas!

E ainda há quem lhe estenda a mão!

E quem lhe lave a roupa!

E quem tenha dó do Dantas!

E ainda há quem duvide que o Dantas não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

Vocês não sabem quem é a soror Mariana do Dantas? Eu vou-lhes contar:

A princípio, por cartazes, entrevistas e outras preparações com as quais nada temos que ver, pensei tratar-se de soror Mariana Alcoforado a pseudo autora daquelas cartas francesas que dois ilustres senhores desta terra não descansaram enquanto não estragaram pra português, quando subiu o pano também não fui capaz de distinguir porque era noite muito escura e só depois de meio acto é que descobri que era de madrugada porque o bispo de Beja disse que tinha estado à espera do nascer do Sol!

A Mariana vem descendo uma escada estreitíssima mas não vem só, traz também o Chamilly que eu não cheguei a ver, ouvindo apenas uma voz muito conhecida aqui na Brasileira do Chiado. Pouco depois o bispo de Beja é que me disse que ele trazia calções vermelhos.

A Mariana e o Chamilly estão sozinhos em cena, e às escuras, dando a entender perfeitamente que fizeram indecências no quarto. Depois o Chamilly, completamente satisfeito, despede-se e salta pela janela com grande mágoa da freira lacrimosa. E ainda hoje os turistas têm ocasião de observar as grades arrombadas da janela do quinto andar do Convento da Conceição de Beja na Rua do Touro, por onde se diz que fugiu o célebre capitão de cavalos em Paris e dentista em Lisboa.

A Mariana que é histérica começa a chorar desatinadamente nos braços da sua confidente e excelente pau de cabeleira soror Inês.

Vêm descendo pla dita estreitíssima escada, várias Marianas, todas iguais e de candeias acesas, menos uma que usa óculos e bengala e ainda toda curvada prá frente o que quer dizer que é abadessa.

E seria até uma excelente personificação das bruxas de Goya se quando falasse não tivesse aquela voz tão fresca e maviosa da Tia Felicidade da vizinha do lado. E reparando nos dois vultos interroga espaçadamente com cadência, austeridade e imensa falta de corda... Quem está aí?... E de candeias apagadas?

- Foi o vento, dizem as pobres inocentes varadas de terror... E a abadessa que só é velha nos óculos, na bengala e em andar curvada prá frente manda tocar a sineta que é um dó d'alma o ouvi-la assim tão debilitada. Vão todas pró coro, mas eis que, de repente, batem no portão sem se anunciar nem limpar-se da poeira, sobe a escada e entra plo salão um bispo de Beja que quando era novo fez brejeirices com a menina do chocolate.

Agora completamente emendado revela à abadessa que sabe por cartas que há homens que vão às mulheres do convento e que ainda há pouco vira um de cavalos a saltar pla janela. A abadessa diz que efectivamente já há tempos que vinha dando pela falta de galinhas e tão inocentinha, coitada, que naqueles oitenta anos ainda não teve tempo pra descobrir a razão da humanidade estar dividida em homens e mulheres. Depois de sérios embaraços do bispo é que ela deu com o atrevimento e mandou chamar as duas freiras de há pouco com as candeias apagadas. Nesta altura esta peça policial toma uma pedaço d'interesse porque o bispo ora parece um polícia de investigação disfarçado em bispo, ora um bispo com a falta de delicadeza de um polícia d'investigação, e tão perspicaz que descobre em menos de meio minuto o que o público já está farto de saber - que a Mariana dormiu com o Noel. O pior é que a Mariana foi à serra com as indiscrições do bispo e desata a berrar, a berrar como quem se estava marimbando pra tudo aquilo. Esteve mesmo muito perto de se estrear com um par de murros na coroa do bispo no que se mostrou de um atrevimento, de uma insolência e de uma decisão refilona que excedeu todas as expectativas.

Ouve-se uma corneta tocar uma marcha de clarins e Mariana sentindo nas patas dos cavalos toda a alma do seu preferido foi qual pardalito engaiolado a correr até às grades da janela gritar desalmadamente plo seu Noel. Grita, assobia e rodopia e pia e rasga-se e magoa-se e cai de costas com um acidente, do que já previamente tinha avisado o público e o pano cai e o espectador também cai da paciência abaixo e desata numa destas pateadas tão enormes e tão monumentais que todos os jornais de Lisboa no dia seguinte foram unânimes naquele êxito teatral do Dantas.

A única consolação que os espectadores decentes tiveram foi a certeza de que aquilo não era a soror Mariana Alcoforado mas sim uma merdariana-aldantascufurado que tinha cheliques e exageros sexuais.

Continue o senhor Dantas a escrever assim que há-de ganhar muito com o Alcufurado e há-de ver que ainda apanha uma estátua de prata por um ourives do Porto, e uma exposição das maquetes pró seu monumento erecto por subscrição nacional do "Século" a favor dos feridos da guerra, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr. Júlio Dantas, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta "Júlio Dantas" e pasta Dantas prós dentes, e graxa Dantas prás botas e Niveína Dantas, e comprimidos Dantas, e autoclismos Dantas e Dantas, Dantas, Dantas, Dantas... E limonadas Dantas- Magnésia.

E fique sabendo o Dantas que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é o Dantas que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.

E fique sabendo o Dantas que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

Mas julgais que nisto se resume literatura portuguesa? Não Mil vezes não!

Temos, além disto o Chianca que já fez rimas prá Aljubarrota que deixou de ser a derrota dos Castelhanos pra ser a derrota do Chianca.

E as pinoquices de Vasco Mendonça Alves passadas no tempo da avózinha! E as infelicidades de Ramada Curto! E o talento insólito de Urbano Rodrigues! E as gaitadas do Brun! E as traduções só pra homem do ilustríssimos excelentíssimo senhor Mello Barreto! E o frei Matta Nunes Moxo! E a Inês Sifilítica do Faustino! E as imbecelidades do Sousa Costa! E mais pedantices do Dantas! E Alberto Sousa, o Dantas do desenho! E os jornalistas do Século e da Capital e do Notícias e do Paiz e do Dia e da Nação e da República e da Lucta e de todos, todos os jornais! E os actores de todos os teatros! E todos os pintores das Belas-Artes e todos os artistas de Portugal que eu não gosto. E os da Águia do Porto e os palermas de Coimbra! E a estupidez do Oldemiro César e o Dr. José de Figueiredo Amante do Museu e ah oh os Sousa Pinto hu hi e os burros de cacilhas e os menos do Alfredo Guisado! E (o) raquítico Albino Forjaz de Sampaio, crítico da Lucta a quem Fialho com imensa piada intrujou de que tinha talento! E todos os que são políticos e artistas! E as exposições anuais das Belas-Arte(s)! E todas as maquetas do Marquês de Pombal! E as de Camões em Paris; e os Vaz, os Estrela, os Lacerda, os Lucena, os Rosa, os Costa, os Almeida, os Camacho, os Cunha, os Carneiro, os Barros, os Silva, os Gomes, os velhos, os idiotas, os arranjistas, os impotentes, os celerados, os vendidos, os imbecis, os párias, os ascetas, os Lopes, os Peixotos, os Motta, os Godinho, os Teixeira, os Câmara, os diabo que os leve, os Constantino, os Tertuliano, os Grave, os Mântua, os Bahia, os Mendonça, os Brazão, os Matos, os Alves, os Albuquerques, os Sousas e todos os Dantas que houver por aí!!!!!!!!!

E as convicções urgentes do homem Cristo Pai e as convicções catitas do homem Cristo Filho!...

E os concertos do Blanch! E as estátuas ao leme, ao Eça e ao despertar e a tudo! E tudo o que seja arte em Portugal! E tudo! Tudo por causa do Dantas!

Morra o Dantas, morra! Pim!

Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Morra o Dantas, morra! Pim!


José de Almada Negreiros
Poeta d'Orpheu
Futurista E Tudo

1915

Frase do Dia

O ultrage não acrescenta nada à culpabilidade daquele que o recebe e tira qualquer coisa à dignidade daquele que o faz. – A. D.

Instrução Psicológica Barata do Dia

Não confies em quem fecha os olhos quando beija... – A. D.

Estranheza do Dia

Uma pessoa que não dormiu bem de noite sempre parece estranhamente orgulhosa do facto. – A. D.

Provérbio do Dia

Tolo é quem cuida que o seu inimigo se descuida. — Hostis nunquam contemnendus.

Wednesday, July 25, 2007

Frase Anarquista do Dia

Não pode haver felicidade quando as coisas em que cremos são diferentes das coisas que fazemos. – C@nd.

Definição Machista do Dia

Diz-se frequentemente que uma desavença entre amigas é o resultado de um mal entendido. Que erro! Ela é o fim de um mal entendido. – Ed Galour

Provérbio do Dia

A natureza não dá saltos – Natura non facit saltus.

Tuesday, July 24, 2007

Frase do Dia

Os golpes da adversidade podem ser terrivelmente amargos, mas nunca estéreis. – A. D.

Definição do Dia

O humor é o divertimento da experiência. – Cazalis

Psicologia Barata do Dia

O sorriso rápido e inesperado é de pessoa cordial e acolhedora, embora reservada. – A. D.

Provérbio do Dia

Guarda-te do boi pela frente, do burro por detrás, e da mulher por todos os lados.

Humor do Dia

Do homem e da mulher: O homem pensa; a mulher dá que pensar. O homem sente sem chorar; a mulher chora sem sentir. O homem vai ao teatro, fazendo parte dos espectadores, para ver a comédia; a mulher vai ao teatro, fazendo parte da comédia para ver os espectadores. – A. D.

Monday, July 23, 2007

Poema do Dia

MÃE

Mãe! Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei!
Traz tinta encarnada para escrever estas coisas!
Tinta cor de sangue verdadeiro, encarnado!
Eu ainda não fiz viagens
E a minha cabeça não se lembra senão de viagens!
Eu vou viajar.
Tenho sede! Eu prometo saber viajar.
Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um.
Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa.
Depois venho sentar-me a teu lado.
Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens, aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei, escritas ambas com as mesmas palavras.
Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado!
Eu quero ser qualquer coisa da nossa casa.
Eu também quero ter um feitio, um feitio que sirva exatamente para a nossa casa, como a mesa. Como a mesa.
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!

- Almada Negreiros (1893-1970) (poeta e artista plástico)

Frase do Dia

Se analisarmos os homens que realizaram grandes e belas acções, verificamos que a qualidade que mais lhes assinalamos é a de terem confiança em si mesmos. A confiança é a base de todas as obras. Há um poder extraordinário na convicção de que se pode fazer alguma coisa. – A. D. (O.S.M.)

Bisbilhotice do Dia

Se toda a gente soubesse o que toda a gente diz de toda a gente, ninguém falaria com ninguém. – G. Hanotaux.

Provérbio do Dia

Deus dá o frio conforme a roupa. — Pro ratione Deus dispertit frigora vestis.

Frase Anarquista do Dia

Pensas que os fins justificam os meios, ainda que estes sejam vis. Enganas-te: o fim é a trajectória com que o alcanças. Cada passo de hoje é a tua vida de amanhã. A vileza ou a desumanidade dum dada trajectória torna-te vil e desumano, e o fim in@tingível. – Wilhelm Reich.

Friday, July 20, 2007

Voz da Experiência do Dia

Quanto mais longe para trás se possa olhar, tanto mais provável que mais longe se veja para diante. – A. D.

Instrução Biográfica do Dia

O segredo do sucesso é saber alguma coisa que mais ninguém sabe... - Aristotle Onassis

Humor Machista do Dia

Pénis educado, é aquele que se levanta para deixar sentar uma senhora. – A. D.

Humor Feminista do Dia

Rapazes serão sempre rapazes... e também o serão uma data de homens de meia-idade. – Kim Hubbard

Actualidade Anarquista do Dia

Acreditar num político é o processo mais moderno e actualizado de nos prostituirmos. – C@nd.

Provérbio do Dia

De hora em hora, Deus melhora. — Utile quid nobis novit Deus omnibus horis.

Thursday, July 19, 2007

Frase do Dia

Não há nada mais forte do que a doçura e nada mais amável do que a sua força. – S.tº Agostinho

Provérbio do Dia

Casarás e amansarás. — Conjugium satis est juvenem dominare ferocem.

Wednesday, July 18, 2007

Frase Enigmática do Dia

Há sentimentos tão secretos, que somente o slêncio pode exprimi-los. – Daniel Rops

Lengalenga do Dia

If you can't can any candy can, how many candy cans can a candy canner can if he can can candy cans ?

Provérbio do Dia

A pressa é inimiga da perfeição. — Festinare docet.

Mania do Dia

Algumas pessoas não hesitariam em ir de carro para o céu e buzinar no portão. – A. D.

Tuesday, July 17, 2007

Frase do Dia

Há muita gente que, receando o julgamento do público, pouco se importa com as censuras da sua consciência. La Rochefoucauld

Instrução Multi-Cultural do Dia

Caro forasteiro, a cada local que for, não interprete mal os homens que encontrar. Muitos podem parecer mal educados, em relação ao que você pode estar habituado, mas sabem sempre muito mais do que aparentam. Têm uma educação que lhes serve para viverem nesse local. – Luis L’Amour

Anarco-Psicologia do Dia

Muitas das pessoas empertigadas que encontras são-no porque, se inclinarem a cabeça, caiem para a frente com o peso da sua consciência. – Adri@no

Provérbio do Dia

Quem não quer quando pode, não pode quando quer. — Nulli pro libito est unquam concessa libertas.

Definição do Dia

Sinto-me um ginecologista: trabalho onde espero que muitos se divirtam. – A. D.

Monday, July 16, 2007

Frase do Dia

Uma mentira muitas vezes repetida transforma-se em verdade. - Goelbels (ministro da propaganda de Hitler)

Instrução do Dia

Quando ouvirdes alguém dizer: "não há nada a fazer" traduzi: há muito a fazer, o que se passa é que eu não me sinto com coragem de fazer seja o que for. – A. D.

Comparação do Dia

Agir sem princípio é como consultar um relógio em que se tenham marcado as horas ao acaso. – A. D.

Humor Machista do Dia

As mulheres pensam tanto que não têm tempo para reflectir no que dizem. – A. D.

Provérbio do Dia

Não faças aos outros o que não queres que façam a ti. — Alteri ne facias quod tibi fieri non vis.

Friday, July 13, 2007

Frase do Dia

É fácil ofender um espírito mesquinho, porque é feito de uma multidão de pequenas coisas de que um espírito elevado nem mesmo faz ideia. - M.me de Salm

Instrução Psicológica do Dia

A melhor forma de liquidar um lutador é não lhe dar a oportunidade de lutar. – Louis L’Amour

Definição do Dia

Pluralista: sujeito constantemente em risco de gripe, devido a estar sempre exposto a todas as correntes políticas. – A. D.

Provérbio do Dia

Dos meninos se fazem os homens. — Crescit in egregios parva juventa viros.

Thursday, July 12, 2007

Frase do Dia

Discutir gostos é tempo perdido. Não é belo o que é belo, mas aquilo que agrada. – A. D.

Instrução Tântrica do Dia

Casa-te com alguém que gosta de conversar. Quando envelheceres, a habilidade no conversar será mais importante que qualquer outra coisa. – A. D.

Psicologia Barata do Dia

É triste, mas é um facto, que quanto mais uma pessoa se dedica a outra, menos reconhecida esta lhe fica. – A. D.

Humor Anarquista do Dia

Se existe alguma coisa que um não conformista odeia mais que um conformista, é outro não conformista que não se conforma com os padrões vigorantes do não conformismo. – An@rca Desconhecido

Provérbio do Dia

Não há melhor espelho que amigo velho. — Se gerit egregium speculum veteranus amicus.

Wednesday, July 11, 2007

Frase do Dia

Não há nada tão perigoso como ser demasiado moderno. Corre-se o risco de ficar antiquado repentinamente. – A. D.

Instrução do Dia

Ousar lutar, ousar vencer. - Carlos Lamarca

Definição do Dia

Língua: Orgão sexual que alguns degenerados usam para falar. – A. D.

Provérbio do Dia

Viúva rica com um olho chora e com o outro repica. — Si vidua est locuples, lacrimoso lumine ridet.

Humor do Dia

O mais lucrativo dos negócios seria comprar certas pessoas pelo que elas valem e vendê-las a seguir pelo valor que elas julgam ter. - Petit Senn

Lengalenga Anarquista do Dia

No meio da confusão das incertezas nós temos sempre uma certeza: É que estamos confundidos. – C@nd.

Psicologia Barata do Dia

O amor dá à mulher o espírito que lhe falta e faz perder ao homem aquele que tem. – A. D.

Tuesday, July 10, 2007

Palíndromo do Dia

Busy van notes radar: a wastrel, alert, saw a radar set on navy sub.

Definição do Dia

A inveja é uma homenagem desatrada que a inferioridade rende ao mérito. – Lamotte

Provérbio do Dia

Ávido do alheio, pródigo do próprio. — Alieni appetens, sui profusus.

Monday, July 9, 2007

Frase do Dia

Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos. - Nicolau Maquiavel

Definição Anarquista do Dia

O desconfiado é todo aquele indivíduo que, a) ou tem medo que lhe façam aquilo que costuma fazer, b) ou suspeita que o objecto da sua suspeita está incluído na alínea a), c) ou suspeita que o objecto da sua suspeita suspeita de alguma coisa. – C@nd.

Psicologia Barata do Dia

Não existe gesto acidental para quem o faz. Existe, sim, o gesto inconsciente... É este que revela a nossa personalidade. - A. D.

Provérbio do Dia

A palavras loucas, orelhas moucas. — Dementis convitia nihil facias.

Friday, July 6, 2007

Frase do Dia

Em poesia, a simplicidade é grandiosa. – A. D.

Poema do Dia

O meu olhar é nítido como um girassol.

Tenho o costume de andar pelas estradas

Olhando para a direita e para a esquerda,

E de vez em quando olhando para trás...

E o que vejo a cada momento

É aquilo que nunca antes eu tinha visto,

E eu sei dar por isso muito bem...

Sei ter o pasmo essencial

Que tem uma criança se, ao nascer,

Reparasse que nascera deveras...

Sinto-me nascido a cada momento

Para a eterna novidade do mundo...

Creio no mundo como num malmequer,

Porque o vejo. Mas não penso nele

Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele

(Pensar é estar doente dos olhos)

Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...

Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,

Mas porque a amo, e amo-a por isso,

Porque quem ama nunca sabe o que ama

Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,

E a única inocência não pensar...

.

.

- Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), O Guardador de Rebanhos, II

Instrução do Dia

Passa um pouco do teu tempo em solidão; Abre os braços à mudança; Mas não te desfaças dos valores em que acreditas. – A. D.

Definição do Dia

Génio é a marca registada do produto quando passa a estar à venda. – Jack London

Anarquismo do Dia

Se Deus é omnipotente, poderá ele construir uma pedra de tal modo grande... que não possa com ela? - An@rca Desconhecido

Acrónimo do Dia

XPTO – DesPe-Te e Nada.

Provérbio do Dia

A necessidade é mestra. — Fames magistra.

Humor do Dia

Actualmente, os médicos preocupam-se tanto com as doenças que nem olham pela saúde dos seus doentes. – A. D.

Thursday, July 5, 2007

Frase do Dia

É por pequenas coisas que é preciso julgar os homens, porque nelas se observam menos que nas grandes. – De Frey Cinet

Pergunta Machista do Dia

Queres dar a uma mulher sonhadora uma ocasião de mentir? Pergunta-lhe em que pensa. – Miguel Zamacois

Definição Machista do Dia

Monómago: Polígamo reprimido. – A. D.

Pergunta Feminista do Dia

Porque é que um homem não pode ter um bom carácter e ser inteligente ao mesmo tempo? Porque assim seria mulher. - A. D.

Definição Feminista do Dia

Ninfomaníaca: Termo com o qual um homem define uma mulher que deseja ter sexo mais amiúde que ele. – A. D.

Wednesday, July 4, 2007

Frase do Dia

Há sempre um lugar ao sol para todos, principalmente quando todos quiserem ficar à sombra. – A. D.

Psicologia Barata do Dia

Aquilo que falta a uma pessoa em gargalhadas tem-no de sobra em honestidade. – A. D.

Provérbio do Dia

Gato escaldado de água fria tem medo. — Horrescit gelidas felis adustus aquas.

Palíndromo do Dia

No misses ordered roses, Simon.

Tuesday, July 3, 2007

Frase do Dia

Experimentar vermos se temos talento é o melhor processo de nos apercebermos de que os outros o têm. – Carlos Rim

Definição do Dia

Escuteiro é um menino vestido de parvo comandado por um parvo vestido de menino. – A. D.

Lengalenga Anarquista do Dia

Não tenho mais nada a dizer que não tenha sido dito, excepto tudo aquilo que não disse. – C@nd.

Esclarecimento Oficial do Dia

Os factos ainda não estão muito claros e qualquer tentativa de esclarecê-los irá fatalmente distorcê-los. – A. D.

Provérbio do Dia

A ocasião faz o ladrão. — Occasio facit furem.

Monday, July 2, 2007

Frase do Dia

A pedra de toque faz conhecer a qualidade do ouro; e o ouro, o carácter dos homens. - Sólon

Humor Sexista do Dia


Feminista:

Porque é que as pilhas são melhores que os homens? Porque elas têm pelo menos um lado positivo... - A. D.

Machista:

A predilecção da mulher pelos bailes e espectáculos é como a dos caçadores pelos locais onde a caça abunda. - Laten

Provérbio do Dia

É melhor ser bom que de boa raça. — Nostra nos decet, non sanguine niti.

Instrução do Dia

Conselhos aos Quadros jovens cheios de futuro
---------------------------------------------

1 - Tenha sempre um ar absorvido e ligeiramente inquieto; só os imbecis, os subalternos e os americanos tem um ar descansado durante as horas de trabalho.

2 - Tenha sempre um ar apressado, corra nos corredores, mesmo que vá passear; você será classificado entre as pessoas dinâmicas, o que o põe no rol dos mais estimados.

3 - Reaprenda o mais depressa possível o que a sua mãe combateu durante a sua infância: bata as portas, agarre violentamente o telefone, discorde o mais possível, quando for necessário pareça irritado, etc.

4 - Nunca se desloque sem um porta-documentos bem cheio, é essencial. Se necessário encha-o com jornais velhos.

5 - A propósito de jornais, para a reputação recomenda-se o Semanário Económico. O aborrecido é que será obrigado a percorrê-lo para poder dizer: eu li o Semanário. Nada o impede de devorar O Jogo, desde que seja à porta fechada e sem testemunhas.

6 - Como é bem visto ter ideias originais, tenha algumas, mas atenção, que sejam as mesmas dos seus colegas, sem o que passaria por um perigoso idealista.

7 - Trabalhar está bem; fazê-lo saber é melhor, estando na moda os relatórios concisos apresentados de forma clara. Deve redigir os seus em estilo telegráfico. Se afirmar peremptoriamente o que lhe passar pela cabeça terá o espírito de síntese; se redigir um estudo sério e aprofundado, terá somente o espírito de análise e saiba que isso o torna retrógrado.

8 - Não deixe nunca o escritório à hora de saída. Deve partir pelo menos uma meia hora depois, e feito de modo que a sua partida coincida com a do patrão, senão de que serviria?

9 - Nunca se admire de nada, primeiro porque seja o que for que lhe anunciem você já o sabia, já o tinha compreendido, e sobretudo do que não devia saber... e que aprende por este método.

10 - É útil atirar ao acaso na conversa: esta noite pensei no lay-out de... Naturalmente é falso, mas quem o pode verificar?

11 - Organize muitas reuniões. Não se fazem ali geralmente grandes coisas, mas é de um excelente efeito psicológico.

12 - Embeleze a sua conversação com locuções técnicas americanas, sejam quais forem, mesmo que nada tenham a ver com o assunto. O importante é que ninguém compreenda, os termos abstractos forçam o resto.

13 - Quando for de férias diga que é para a sua saúde, isso cai bem. É preciso evitar dar a pensar que prefere o ski e a pesca submarina, ou mais simplesmente a cadeira de descanso ao trabalho.

14 - ... e se ao fim de um certo tempo esta política não o fizer progredir, é porque tem patrões inteligentes: então mude de empresa e recomece.


(gentilmente enviado por e-mail pelo meu estimado amigo Manuel Figueiredo)